Os tipos de slots existentes são os slots ISA, VESA, RAM, PCI, AGP. Chamamos de slots os conectores que utilizamos no encaixe de placas de expansão em relação a um micro. Eles são conectores por onde existe o trafico de dados e sinais.
Slots de Memória Slots de memória são os barramentos da placa mãe destinados ao encaixe das memórias. ... Num primeiro instante, as fabricantes adotaram o padrão SIMM, que era muito parecido com os produtos atuais, mas que trazia chips de memória em apenas um dos lados do módulo.
Slot é um termo em inglês para designar ranhura, fenda, conector, encaixe ou espaço. Sua função é ligar os periféricos ao barramento e suas velocidades são correspondentes dos seus respectivos barramentos. Nas placas-mãe são encontrados vários slots para o encaixe de placas (vídeo, som, modem e rede por exemplo).
Primeiro você deve conferir quantos slots seu computador possui. Eles se encontram na placa mãe e são bem visíveis. Se você possui slots livres para adicionar memórias, é hora de descobrir qual tipo de RAM seu processador aceita, caso contrário ela não será reconhecida. As opções hoje em dia são: DDR, DDR2 e DDR3.
Geralmente as placas-mãe deixam os slots com cores diferentes para demonstrar que cada cor representa um canal de comunicação diferente. Geralmente o canal A é de uma cor e o canal B é de outra cor.
Vale frisar que para ativar o recurso é necessário memórias com frequências, tamanho e temporizações idênticas, de preferência até da mesma marca (assim você evita muitos problemas). Ou seja, para habilitar 4 GB de memória em Dual Channel, você deverá comprar dois pentes de 2 GB ou então, quatro pentes de 1 GB.
Porém, embora o uso de pentes de memória RAM de marcas e frequências diferentes seja possível, ele não é recomendável, pois pode gerar alguns prejuízos no desempenho da máquina e até mesmo crash de alguns processos.
Se usar memorias de tamanho diferente entra em flex channel, exemplo: 8GB+4GB: 4GB do primeiro pente vão trabalhar em dual channel com os 4GB do segundo, e os 4GB que sobram do primeiro pente fica em single channel.
O desempenho da memória RAM é medido pela sua frequência. Quanto maior o número, como 1600MHz, por exemplo, melhor seu desempenho. Porém, se a frequência da placa-mãe for menor, o sistema inteiro estará trabalhando com menor qualidade. A incompatibilidade pode ocorrer, também, em modelos de memória RAM.
A tecnologia Dual Channel permite ao chipset (controladora) ou ao processador, efetuar uma comunicação simultânea com dois canais de memória. Assim, as memórias operam simultaneamente fornecendo o dobro da largura de dados em seu barramento.
Frequência e voltagem Como regra de ouro, podemos dizer que, quanto mais alta a frequência do pente de memória, maior é o desempenho dele. Porém, antes de comprar aquela memória de 1.
Acesse a guia "memory" para verificar as informações da sua memória RAM, como tipo e freqüência. Essas informações são úteis para você comprar a memória RAM certa para seu computador ou notebook. Na imagem abaixo, você pode ver que meu notebook tem duas memórias DDR3 de 665.
Em conclusão, a diferença entre 1333 e 1600 está na frequência do clock, e na intensidade do aquecimento e consequentemente no desempenho. No entanto, a escolha não é tão simples quanto parece. O fato é que, com o lançamento do DDR3, o controlador de RAM começou a ser instalado diretamente no processador.
1333MHz é o clock efetivo da memória, já 667MHz seria o clock real. Na verdade ela é 1333MHz, o que acontece é que as memorias transferem 2 dados por pulso de clock (2x 667 =1333Mhz)...
Memória 1Rx8 e 2Rx8 são basicamente a mesma coisa a diferença é que a 2Rx8 tem mais banco de dados e ela trabalha em dual chanel, suponhamos que as duas tem: "mesma tenção, frequência e latência", pode se usar a duas memórias juntas?
Vale lembrar também que se você já possui um computador que usa DDR3 e quer passar para DDR4, será necessário investir não só nas memórias, mas em uma placa-mãe e um processador compatível.