Os poliedros de Platão são aqueles que possuem características em comum, como é o caso do tetraedro, hexaedro, octaedro, dodecaedro e icosaedro. Os poliedros são sólidos geométricos cujos lados, chamados de faces, são formados por polígonos.
Para calcular o volume de um tetraedro regular multiplicamos a aresta ao cubo por raiz de dois e dividimos por doze.
substantivo masculino Poliedro, sólido delimitado por polígonos, composto por 20 faces. Icosaedro regular. Tem por faces vinte triângulos equiláteros iguais.
Icosaedro Regular – Suas 20 faces são triângulos equiláteros, sendo que cada vértice do sólido é formado pela junção de quatro triângulos, o que concede a ele 12 vértices e 30 arestas.
O mais harmonioso e soberano dos sólidos Platônicos é o dodecaedro que, segundo Platão, representa o universo ou o cosmos. É constituído por doze pentágonos e não se divide em outros poliedros regulares. Possui 30 arestas, 20 vértices e 12 faces pentagonais.
Arestas são as linhas resultantes do encontro de duas faces. Ou seja, quando duas faces se encontram elas formam uma linha e essa linha é chamada de aresta. O cubo possui 12 arestas. Vértices são os pontos de encontro das arestas.
Caracteriza-se por possuir seis faces triangulares, uma base hexagonal, doze arestas e 7 vértices. · Pirâmide de base Octogonal: Caracteriza-se por ter oito faces triangulares e uma base octogonal. Também possui dezesseis arestas e nove vértices.