Existem cinco tipos de isomeria constitucional, que são: de função, de cadeia, de posição, metameria e tautomeria.
A isomeria é um fenômeno que ocorre quando duas ou mais substâncias diferentes possuem a mesma fórmula molecular, mas diferentes propriedades e fórmulas estruturais.
Entenda como ocorre a isomeria espacial geométrica ou cis-trans em compostos de cadeia aberta com pelo menos uma ligação dupla entre carbonos. Conheça do que se tratam os vários tipos de isomeria plana e espacial, tais como isomeria de função, de posição, cadeia, tautomeria, metameria, geométrica cis-trans e óptica.
São chamadas de isômeros as substâncias químicas que possuem essas características. Os tipos de isomeria são: de cadeia, de função, de posição, de compensação e tautomeria. Ao analisar os compostos do enunciado, os que apresentam isomerismo geométrico são: CH3BrC = CCH3 Cl e CH3CH = CHC2H3.
O monóxido de carbono é fruto de uma combustão incompleta, sendo um elemento que não se encontram no ar atmosférico puro.
O ar é composto também por gás carbônico, gases nobres e vapor de água. O ar atmosférico é constituído por uma mistura de diversos gases, como o nitrogênio, oxigênio, gás carbônico e gases nobres. O oxigênio e o nitrogênio são os gases mais abundantes, sendo que os outros gases são encontrados em quantidades menores.
Isso pode ser verificado mediante o uso de um polarizador. Há isomeria óptica quando o composto contém pelo menos um carbono assimétrico (C*), também chamado de carbono quiral. Leia também Isomeria Espacial e Química Orgânica.
4- Isomeria Geométrica Os isômeros cis e trans diferem pela fórmula espacial. No isômero cis, os ligantes iguais ficam do mesmo lado do plano da dupla ligação. No isômero trans, os ligantes iguais ficam em lados opostos ao palno da dupla.