Tipos de Parasitismo
Significado de Hospedeiro substantivo masculino Dono de hospedaria; aquele que dá hospedagem. [Biologia] Qualquer animal ou planta que hospeda um parasito.
Resistência e susceptibilidade (resistência da espécie a uma doença- o homem é refratário a malária dos roedores); refratariedade ( maior ou menor resposta positiva do organismo); imunidade (produção de anticorpos ativa ou passiva, natural ou artificial).
Em Biologia, hospedeiro é um organismo que abriga outro em seu interior ou o carrega sobre si, seja este um parasita, um comensal ou um mutualista.
O hospedeiro intermediário é necessário para o parasita poder se desenvolver. ... Já o Vetor é uma espécie de hospedeiro transportador, ele vai transportar o parasito de um hospedeiro para outro.
Os vetores representam as grandezas vetoriais e indicam seu módulo, direção e sentido. O módulo é o valor numérico do vetor seguido da unidade de medida que define a grandeza vetorial. A direção é a reta onde o vetor está localizado, e as direções possíveis são: diagonal, horizontal e vertical.
Vetor é todo ser vivo capaz de transmitir um agente infectante, de maneira ativa ou passiva. Um agente infectante é qualquer parasita, protozoário, fungo bactéria ou vírus capaz de infectar um organismo.
Os vetores são organismos que podem transmitir doenças infecciosas entre os seres humanos ou de animais para humanos.
Os vetores são os veículos de transmissão do agente causador da doença, ou seja, é o organismo capaz de transmitir o ser vivo que realmente desencadeará uma enfermidade.
Reservatório: é qualquer local, vegetal, animal ou humano onde vive e multiplica-se um agente etiológico e do qual é capaz de atingir outros hospedeiros.
O hospedeiro reservatório é o que abriga, tanto quanto o hospedeiro primário, a um agente infeccioso ou parasita que pode invadir ocasionalmente também o organismo humano.
São animais que possuem vírus (doenças) em si, sem ser afetado por ele e que em contato com outros animais os infectam diretamente.
Reservatório é um hospedeiro de outra espécie, que alberga o agente etiológico de determinada doença e o elimina para o meio exterior com capacidade infectante, ou seja, é o animal que aloja algum tipo de parasita sem que esse seja prejudicado, por exemplo, o barbeiro (Doença de Chagas) que aloja em seu organismo o ...
RESERVATÓRIO DE AGENTES INFECCIOSOS (fonte primária de infecção): qualquer ser humano, animal, artrópode, planta, solo, matéria ou uma combinação deles, no qual normalmente vive e se multiplica um agente infeccioso, que depende desse meio para sua sobrevivência, reproduzindo-se de modo tal que pode ser transmitido a um ...
Zoonoses são doenças transmitidas entre animais e pessoas e que podem ser causadas por bactérias, parasitas, fungos e vírus. Gatos, cachorros, carrapatos, aves, vacas e roedores, por exemplo, podem servir como hospedeiros definitivos ou intermediários desses agentes infecciosos.
A água que é encontrada na natureza não é própria para consumo. ... Um sistema de abastecimento de água consiste no conjunto de obras, equipamentos e serviços com o objetivo de levar água potável para uso no consumo doméstico, indústria, serviço público, entre outros.
O sistema de abastecimento de água (SAA) é um conjunto de obras e instalações que englobam a captação, adução, tratamento e distribuição de água potável para atender uma determinada população, beneficiando os indivíduos que a compõem.
Um sistema de abastecimento de água, em geral é composto por: manancial, captação, adução, tratamento, reservação ou reservatório, rede de distribuição e ligações prediais, estações elevatórias ou de recalque.
Os processos podem variar conforme o padrão da empresa e a qualidade da água recebida, mas, em suma, acontecem as seguintes etapas:
A fonte que abastece o sistema de abastecimento de água é captada de água de superfície sendo o sistema composto por componentes hidráulicos e elétricos. ... O tubo de abastecimento deve distribuir a água da caixa de tomada até a unidade de tratamento do sistema abastecimento de água da escola.
O abastecimento de água acontece para 73,9% da população no Nordeste¹; A região Sudeste abastece 91,1% da população com água tratada¹; No Sul, o índice de atendimento total de água é de 90,5%¹; O Centro-Oeste, abastece 89,7% da população com água tratada¹.
Na Região Metropolitana de São Paulo a fonte principal utilizada para abastecimento público é a água armazenada em barragens ou represas. No Interior de São Paulo é comum o uso da água de poços profundos provenientes de mananciais subterrâneos que também inspiram proteção e cuidados.
Solução Alternativa é toda modalidade de abastecimento coletivo de água distinta do sistema de abastecimento público, incluindo, entre outras, fontes, poços comunitários, distribuição por veículo transportador, instalações condominiais horizontais e verticais, estabelecimentos comerciais, indústrias, prestadores de ...
*A dessalinização da água do mar seria uma solução para a falta de água doce tambem mas devido aos custos não é muito utilizada. *O subsolo (lençóis freáticos) também são grandes fontes de água doce. *A tratamento da água poluída das cidades pode se tornar uma fonte também mas apenas em casos extremos.