Em média, um ser humano saudável respira entre 17.
A média de um adulto em repouso é de 12 a 20 respirações por minuto. Se um ser humano parado respira menos de 12 vezes ou mais de 25 por minuto, isso pode ser um problema. Asma, ansiedade, pneumonia, insuficiência cardíaca e o uso de entorpecentes podem alterar sua frequência respiratória.
A respiração ocorre como resultado de um esforço muscular, recebendo oxigênio “puro” e livrando-se do gás carbônico e da água. Nós inspiramos e expiramos cerca de 16 vezes por minuto, absorvendo uma média de 0,5 litro de ar de cada vez.
Assim como o coração que bate sempre, sem receber ordem para tal, o movimento respiratório é independente e certo, só podendo ser parcialmente controlado por nós no seu ritmo. Por isso em condições normais de vida, respiramos 23.
A alternância entre as narinas acontece por causa da variação da predominância dos sistemas simpático e parassimpático e se modifica durante a gravidez e quando uma pessoa desenvolve uma infecção, como gripes e resfriados. O nariz atua na filtração, no aquecimento e na umidificação do ar respirado.
O Ciclo Nasal é caracterizado pela alternância de períodos de maior resistência nasal entre as fossas nasais, devido a variação de predominância do sistema simpático ou parassimpático nas fossas nasais alternadamente.
A congestão nasal, em geral, é desencadeada por alguma inflamação, irritação ou infecção que afeta os tecidos nasais. Gripes, resfriados e alergias são os principais causadores desse quadro. Ter contato com agentes alergênicos como poeira, pólen e fumaça de cigarro, por exemplo, costuma deixar o nariz entupido.
A presença de carne esponjosa no nariz provoca sintomas como:
O termo médico correto é hipertrofia das adenoides. As adenoides se tornam hipertrofiadas geralmente em crianças com repetidas infecções de garganta. É comum a inflamação da glândula, chamada adenoidite, vir acompanhada de amigdalite e faringite.
Sintomas de hipertrofia da adenoide
Para a realização do Raio-X de Adenóides ou Cavum (Lateral + Hirtz), o paciente deita na maca ou fica de pé contra uma superfície, posicionamento orientado pelo técnico. O técnico irá captar as imagens da região da face, pedindo que o paciente abra e feche a boca em alguns momentos.
Adenoide é o nome de dois pequenos conglomerados de tecido linfoide, que se localizam na rinofaringe, região situada atrás das cavidades nasais e acima do palato mole (céu da boca). Adenoide não é o nome de uma doença.