A produção desse mineral no país abrange em grande escala o carvão tipo sub-betuminoso e betuminoso, encontrado em São Paulo. Já nas demais jazidas de carvão do país predominam o carvão tipo linhito e sub-betuminoso.
Carvão Mineral é um combustível natural extraído da terra por de processos minerais. ... Carvão vegetal é uma substância de cor negra obtida pela carbonização da madeira ou lenha. É muito utilizado como combustível para aquecedores, lareiras, churrasqueiras e fogões a lenha.
O coque é um tipo de combustível derivado da hulha (carvão betuminoso). Começou a ser utilizado na Inglaterra do século XVIII. O coque obtém-se do aquecimento da hulha (ou carvão betuminoso), sem combustão, num recipiente fechado (calcinação).
Apesar de ambos serem compostos do mesmo elemento, no entanto, o diamante é o mineral mais duro conhecido pelo homem (10 na escala Mohs) e o grafite é um dos mais suaves (menos de 1 na escala Mohs). Como resultado, o diamante torne-se o melhor abrasivo, enquanto o grafite natural é um excelente lubrificante.
Apesar das inúmeras diferenças existentes, o aluno aprenderá que existe algo comum entre eles, pois tanto o grafite quanto o diamante possuem apenas átomos de carbono em sua estrutura.
Já o diamante só é formado em camadas bem profundas da Terra, que, por causa de movimentos geológicos, são expelidos para a crosta terrestre e com o tempo tendem a se transformar em grafite. Porém, essa reação demora muito tempo. Assim, é possível transformar grafite em diamante.
Em adição: Por que o diamante é duro e o polietileno é mole? ... De fato ambos os materiais possuem ligação covalente, porém a diferença está na presença de ligações secundárias que há no polietileno.