Principais grupos de fungos
Fungi é um grupo de organismos eucariotas, que inclui micro-organismos tais como as leveduras, os bolores, bem como os mais familiares cogumelos. ... Uma grande diferença é o facto de as células dos fungos terem paredes celulares que contêm quitina e glucanos, ao contrário das células vegetais, que contêm celulose.
O metabolismo dos fungos é idêntico ao metabolismo das plantas. As paredes celulares na maior parte dos fungos não são constituídas por celulose como as das algas e plantas, mas primariamente por um polissacarídeo denominado quitina, que é o mesmo que se encontra nas partes duras dos artrópodes. ...
O bolor, também conhecido como mofo, é um termo que se refere a várias espécies de fungos, que normalmente apresentam uma cor preta ou verde. ... Esses compostos conferem aos fungos uma vantagem competitiva sobre outros fungos e sobre bactérias presentes no ambiente.
Tipos de doenças causadas pelo mofo Entre os problemas respiratórios mais conhecidos que podem ser causados ou agravados pelos fungos estão a asma alérgica, rinite alérgica, sinusite fúngica, aspergilose broncopulmonar alérgica, micose broncopulmonar alérgica e alergias.
A "doença do mofo" faz parte da "síndrome do edifício doente" (SED). Ela consiste em uma resposta inflamatória que é adquirida, quando o ser humano fica exposto ao fungo.
A umidade proporciona a reprodução de bichos do mofo. O controle sobre o excesso de umidade é a única solução concreta para eliminá-los e só pode ser feito com o uso de desumidificadores.
Quanto maior a umidade, maior a chance de reprodução dos fungos. Outra curiosidade é o ''bicho'' do mofo: um inseto marrom claro e menor do que uma formiga que se alimenta do fungo em paredes e móveis. Uma vez que você eliminar o mofo, ele também irá embora.