Entre seus representantes mais conhecidos, destacam-se os musgos. Podemos classificar as briófitas em três filos: Bryophyta, Hepatophyta e Anthocerophyta. O filo mais conhecido é o Bryophyta, que apresenta o musgo como representante. As hepáticas são plantas pertencentes ao filo Hepatophyta.
As briófitas são plantas de pequeno porte que não apresentam tecidos de sustentação nem um sistema com vasos condutores, sendo denominadas de avasculares. Elas podem ser classificadas em três grupos, representados pelos filos Bryophyta (musgos), Hepatophyta (hepáticas) e Anthocerophyta (antóceros).
O transporte de água pelo corpo do vegetal pode ser explicado, principalmente, pelo surgimento da pressão positiva da raiz e pela teoria da coesão-tensão. A água é transportada pela planta da raiz até as folhas por meio do xilema, um tecido condutor.
Pelo xilema, a água sobe devido a atração (adesão) entre as moléculas de água e as paredes do xilema, devido a ligação entre as moléculas de água (coesão) e devido a uma pressão que puxa a água para cima gerando uma curvatura da coluna de água nos capilares (a tensão superficial da água).