Cultura do Centro-Oeste
A Região Centro-Oeste possui uma gastronomia variada. A culinária mato-grossense tem pratos exóticos. A maioria dos pratos típicos é à base de peixe (de água doce). ... Um dos pratos mais populares é a galinhada, uma mistura de arroz, pequi (ou guariroba) e galinha.
No século XVII, paulistas conhecidos como bandeirantes partiram para as atuais áreas dos estados do Centro-Oeste em busca de ouro e pedras preciosas. ... No final do século XVII e início do XVIII, fazendas de gado foram fundadas no Centro-Oeste, o que facilitou, de forma lenta e gradual, o povoamento fixo de algumas áreas.
A região Centro-Oeste é a segunda maior do país em extensão territorial, e a menos populosa. Composta pelos estados de Goiás (GO), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS) e o Distrito Federal (DF), onde está situada a capital do País, Brasília, a região não possui lugares com grandes altitudes.
A região Sudeste do Brasil, até o final do século XX, recebeu a maior quantidade de fluxos migratórios do país, principalmente o estado de São Paulo, pelo fato de fornecer maiores oportunidades de emprego em razão do processo de industrialização desenvolvido.
De acordo com a Organização das Nações Unidas, em 2019, Estados Unidos, Alemanha e Arábia Saudita tiveram o maior número de imigrantes de qualquer país, enquanto Tuvalu, Santa Helena e Toquelau tiveram o menor.
São Paulo é segundo estado brasileiro com maior número de pedidos de refúgio por imigrantes. O número é quase 10% do total. O dado foi divulgado nesta segunda-feira (11) pelo Ministério da Justiça.
Migração forçada – quando o indivíduo se vê obrigado a migrar de seu lugar de origem, geralmente ocorrendo por catástrofes naturais, como, por exemplo, a seca que atingiu o nordeste brasileiro no final do século XIX.
São as chamadas migrações internas, que são aquelas em que as pessoas se deslocam dentro de um mesmo território. ... É uma migração temporária, onde o migrante sai de um determinado local, em determinado período do ano, e posteriormente volta, em outro período do ano.
A OIM (2011) entende migração forçada como um termo genérico que se utiliza para descrever um movimento de pessoas, em que se observa a coação, incluindo a ameaça de vida e de subsistência, bem como por causas naturais ou humanas, tais quais movimentos de refugiados e de deslocados internos, pessoas deslocadas por ...
Refugiado é toda pessoa que, em razão de fundados temores de perseguição devido à sua raça, religião, nacionalidade, associação a determinado grupo social ou opinião política, encontra-se fora de seu país de origem e que, por causa dos ditos temores, não pode ou não quer regressar ao mesmo, devido a grave e ...