Os poliedros de Platão são aqueles que possuem características em comum, como é o caso do tetraedro, hexaedro, octaedro, dodecaedro e icosaedro.
Tem mais depois da publicidade ;) O tetraedro possui 4 faces triangulares, 4 vértices e 6 arestas. O cubo (hexaedro) possui 6 faces quadrangulares, 8 vértices e 12 arestas. Não pare agora...
Os poliedros de Platão são aqueles que possuem as seguintes propriedades:
O octaedro é um poliedro de 8 (oito) faces. Tem 6 (seis) vértices e 12 (doze) arestas. Pode também ser chamado bipirâmide quadrada. O octaedro regular é um dos cinco sólidos platónicos.
Os poliedros classificados como irregulares são as figuras geométricas que têm como aspectos faces formadas por polígonos não regulares e regulares. Os prismas, os antiprismas e as pirâmides. Esses três sólidos são exemplos de poliedros irregulares. Abaixo as especificações de cada uma dessas figuras.
Relação de Euler
A fórmula de Euler para poliedros também é chamada de teorema de Euler-Descartes. Ele afirma que o número de faces, mais o número de vértices, menos o número de arestas em um poliedro sempre é igual a dois. Está escrito como F + V – E = 2. Por exemplo, um cubo tem seis faces, oito vértices e 12 arestas.
Tem 5 vértices, 8 arestas, 5 faces e 1 base.