Entendendo melhor a função de cada um dos nutrientes
Nutrientes em Frutas A fruta é naturalmente pobre em gordura, sódio e calorias, e rica em potássio, fibra, vitamina C e fosfato.
As frutas apresentam uma grande quantidade de componentes que beneficiam diretamente a saúde, como vitaminas, minerais e alguns compostos bioativos (flavonoides e carotenoides, por exemplo). Os flavonoides apresentam função antioxidante, anticancerígena e antimutagênica.
Melancia – Super hidratante, é composta por mais de 80% de água, a melancia é uma das frutas que mais contém vitaminas do complexo A e B, além de promover uma verdadeira limpeza tanto no intestino, como no estômago.
- Pães, arroz, cereais, massas: carboidratos complexos (vitaminas do complexo B e fibras); - Hortaliças e vegetais (vitamina A, vitamina C, folato, ferro, fibras); - Frutas (vitamina A, vitamina C, potássio, folato, ferro, fibras); - Leite, iogurtes e queijos (cálcio, proteína, vitamina A, vitamina D);
O pao é uma boa fonte de proteínas e carboidratos complexos, apresenta alto teor de niacina, riboflavina e outras vitaminas do complexo B, alguns tipos fornecem ferro e cálcio.
Resposta. Resposta: Carboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans, colesterol, fibra alimentar, cálcio, ferro, sódio, entre outros.
Principais nutrientes de cada grupo alimentar: – Carnes, aves, peixes, ovos, feijão, nozes (ferro, zinco, vitaminas do complexo B, proteínas); - Gorduras, óleos e açúcares (vitamina E, ácidos graxos essenciais, carboidratos, porém são ricos em calorias e devem ser utilizados esporadicamente).
Como os hábitos de consumo alimentar entre as pessoas são diferentes, nutricionistas brasileiros montaram uma pirâmide alimentar adaptada para nossa realidade. A pirâmide brasileira é dividida em 08 grupos de alimentos, distribuídos em 04 níveis ou andares.
Pirâmide alimentar: conheça os 8 grupos de alimentos e monte dietas mais saudáveis
Em uma pirâmide alimentar, a base representa os alimentos que fornecem energia para as pessoas, por isso, é composta por alimentos ricos em carboidratos. O segundo andar apresenta alimentos ricos em vitaminas e minerais, ou seja, alimentos de origem vegetal.
Na Pirâmide Alimentar, os alimentos são classificados em oito grupos, a saber:
Pirâmide alimentar
Na base da pirâmide estão as atividades que devem ser realizadas por mais tempo e com a maior frequência. No segundo nível, ficam os exercícios que envolvem atividades mais vigorosas relacionadas às práticas esportivas. O terceiro nível estabelece exercícios de fortalecimento muscular e alongamentos.
Exemplos: trigo, arroz, milho, centeio, cevada, aveia, pães, massas, batata, cará inhame, mandioca. Frutas, verduras e legumes: São alimentos ricos em fibras, vitaminas e minerais. Mantendo a saúde e o bom funcionamento do organismo, devendo ser consumidos em grande quantidade durante o dia.
Alimento (do latim alimentum) é toda substância utilizada pelos seres vivos como fonte de matéria e energia para poderem realizar as suas funções vitais, incluindo o crescimento, movimento e reprodução. Como por exemplo Carboidratos, Verduras, legumes e Frutas.
10 alimentos para evitar se você quiser ter uma vida longa
Quais são os alimentos nutritivos mais vantajosos para a nossa saúde?