Eles se dividem em três categorias básicas: gêneros épico, lírico e dramático. Vale salientar também que, atualmente, os textos literários são organizados em três gêneros: narrativo, lírico e dramático. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Períodos Literários descrevem as diversas escolas literárias, num determinado período histórico, seguindo certos estilos, movimentos e preocupações da época. ... Mas uma obra, ao invés de ser “colocada” dentro do todo da história literária, é “colocada” dentro de um prazo muito mais restrito.
Características do Texto Literário
As funções da literatura
No Brasil, dividimos os movimentos literários em duas grandes eras: Era Colonial (Quinhentismo, Barroco, Arcadismo) e Era Nacional (Romantismo, Realismos, Naturalismo, Parnasianismo, Simbolismo, Modernismo, Concretismo, Literatura contemporânea).
Ao todo, existem 14 escolas literárias no mundo e no Brasil, são elas: Trovadorismo, Humanismo, Classicismo, Quinhentismo, Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo, Naturalismo, Parnasianismo, Simbolismo, Pré-Modernismo, Modernismo e Tendências Contemporâneas (Pós Modernismo).
A literatura (do latim littera, que significa “letra”) é uma das manifestações artísticas do ser humano, ao lado da música, dança, teatro, escultura, arquitetura, dentre outras. Ela representa comunicação, linguagem e criatividade, sendo considerada a arte das palavras.
Escolas literárias
As Escolas Literárias são as formas como estão divididas a literatura mediante as características apresentadas em cada uma delas. Também chamadas de movimentos literários, as escolas literárias dividem-se em eras, sendo elas: era colonial e era nacional. ...
A Era Nacional é representada pelas seguintes Escolas Literárias:
Escola literária ou movimento literário é o conjunto de todos os acontecimentos históricos envolvendo a literatura desde a invenção da escrita até os dias atuais.
Na literatura, os Estilos de Época (também chamadas de Escolas Literárias ou Movimentos Literários) representam o conjunto de procedimentos estéticos que caracterizam a produção literária de determinado período histórico.
Literatura. Barroco é o nome de um estilo de época surgido no final do século XVI, na Itália, e caracterizado por forte influência religiosa, devido ao contexto histórico marcado pela Reforma Protestante e pela Contrarreforma. ... Desse modo, o estilo configura-se, basicamente, na aproximação dos opostos.
Literatura. É chamado de trovadorismo o primeiro movimento artístico que se deu na poesia europeia, sobretudo a partir dos séculos XI e XII. Composto por cantigas líricas e satíricas, escritas pelos trovadores, que dão nome ao movimento, era um híbrido entre a linguagem poética e a música.
As cantigas trovadorescas eram textos literários recitados na companhia de instrumentos musicais. ... As cantigas trovadorescas estão reunidas em livros chamados de cancioneiros. Esses cancioneiros reúnem obras de diversos autores e foram criados em diferentes momentos da história.
Trovadorismo foi um movimento literário e poético que surgiu na Idade Média no século XI. ... O Trovadorismo português teve seu apogeu durante o período, de cerca de 150 anos, que vai, genericamente, de finais do século XII a meados do século XIV.
Trovadorismo foi um movimento literário e poético, que iniciou-se na idade Média por volta do seculo XII. Foi o primeiro movimento literário da língua portuguesa. O s trovadores eram homens que pertenciam a nobreza,e escreviam poesias e cantavam em forma de cantiga.
O Trovadorismo em Portugal (1189 ou 1198 - 1418) O ano de 1189 (ou 1198) é considerado o marco inicial da literatura portuguesa e do movimento do trovadorismo. ... Na Península Ibérica, o centro irradiador do Trovadorismo aconteceu na região que compreende o norte de Portugal e a Galícia.
Em Portugal, o Trovadorismo surgiu no final do século XII, ficando popular na Península Ibérica depois da produção de Cantiga da Ribeirinha, de João Soares de Paiva. A linguagem do Trovadorismo era literária e criava diálogos.
O Trovadorismo foi um movimento literário que surgiu na Idade Média no século XI, na região da Provença (sul da França). Ele se espalhou por toda a Europa e teve seu declínio no século XIV, quando começou o humanismo.
Trovadorismo, nome dado ao primeiro período da literatura, assim chamado porque os poetas faziam poesias para ser cantadas, ou trovas, daí este nome.
O Trovadorismo surgiu em meio à sociedade feudal da época, que submetia todos a uma relação de suserania e vassalagem. Os suseranos eram os senhores feudais que de tinham a posse das terras. Em grande parte, eram membros da alta nobreza. Os vassalos eram os camponeses, explorados e com uma vida miserável.
Muitas cantigas apresentam refrão; Vassalagem amorosa: o trovador é o vassalo e a dama é a suserana; isto é, servo e senhora, em consonância com a sociedade feudal.
O Trovadorismo, manifestação literária surgida durante a Idade Média, traduziu a nova visão de mundo que ora se impunha. ... Altiva e distante, a mulher representada nas cantigas de amor trazia, com seu desprezo, o sofrimento amoroso a ser cantado pelo trovador, que assumia a imagem do homem desprezado.
Nessa época, a Igreja possuía considerável influência tanto no aspecto político e econômico, quanto no cultural, artístico e literário. Dessa forma, predominava a visão teocêntrica, voltada a Deus, sendo o homem bastante religioso e entregando sua vida à vontade divina.