O Programa Saúde da Família (PSF) é uma estratégia desenvolvida pelo Ministério da Saúde (MS) com o objetivo de oferecer a atenção básica/primária de forma mais resolutiva e humanizada, sendo fundamental à consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de uma reflexão mais ampla a respeito do processo saúde/ ...
Programa Saúde da Família (PSF) Os médicos devem atender a todos os integrantes de cada família, independente de sexo e idade, desenvolver com os demais integrantes da equipe ações preventivas e de promoção da qualidade de vida da população.
Contribui na reorganização da atenção básica como eixo de reorientação do modelo assistencial, respondendo a uma nova concepção de saúde não mais centrada na doença, e sim na promoção da saúde e da qualidade de vida da população.
As equipes atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais freqüentes, e na manutenção da saúde desta comunidade. O Ministério da Saúde criou, em 1994, o Programa Saúde da Família (PSF).
Um Médico da Estratégia de Saúde da Família ganha em média R$ no mercado de trabalho brasileiro para uma jornada de trabalho de 36 horas semanais.
A PROFISSÃO. Os médicos têm como tarefas principais a promoção da saúde, a prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças e a reabilitação do paciente.
Nível primário Na atenção primária à saúde, os atendimentos são aqueles voltados à prevenção e promoção de uma vida mais saudável, além da realização de consultas e exames periódicos. Normalmente, essa assistência é dada nos postos de saúde ou em clínicas médicas.
A atenção secundária é composta pelos serviços especializados encontrados em hospitais e ambulatórios. Este nível envolve atendimento direcionado para áreas como pediatria, cardiologia, neurologia, ortopedia, psiquiatria, ginecologia e outras especialidades médicas.
De acordo com a Declaração de Alma-Ata(1), ações dos diferentes atores internacionais no sentido de diminuir as diferenças no desenvolvimento econômico e social dos países deveriam ser estimuladas para que se atingisse a meta de saúde para todos no ano 2000, reduzindo-se a lacuna existente entre o estado de saúde dos ...
A Conferência Internacional sobre Cuidados Primários aconteceu no final da década de 70 quando a OMS realiza I Conferência Internacional de Saúde, em Alma-Ata que tem como meta "Saúde para todos no ano 2000", reforçando a proposta da atenção primária em saúde. ... A saúde como um direito humano fundamental.
A declaração original de Alma Ata, em 1978, nos afastou do modelo médico, reconhecendo a saúde como um direito humano, os determinantes sociais da saúde e centralizando a participação das pessoas e de suas comunidades.
A política de 2006 estabelece como temas prioritários: alimentação saudável, prática corporal e atividade física, prevenção e controle do tabaco, redução da mortalidade em acidentes de trânsito, diminuição da mortalidade pelo uso abusivo de álcool e outras drogas, diminuição da violência e cultura da paz, promoção do ...