São elas:
A Sociologia, considerando o tipo de conhecimento que produz, pode servir a diferentes tipos de interesses. ... Ela pode ser um tipo de conhecimento orientado no sentido da promoção do melhor entendimento dos homens acerca de si mesmos, para alcançar maiores patamares de liberdade política e de bem-estar social.
Verificado por especialistas Ao realizar um trabalho, sobre determinada questão da realidade social, o pesquisador utiliza da pesquisa científica e da análise de dados. ... A pesquisa científica necessita do método, e, ele, deverá ser elaborado de modo a favorecer o conjunto da obra.
A sociologia é uma ciência porque tem um objeto de estudo, estuda a realidade social. A sociologia tem um método de estudo: método científico, na observação de problemas, recolha de dados e analisá-los, colocar hipóteses explicativas, testar as hipóteses e chega-se á conclusão – tendências comportamentais.
A Sociologia é considerada uma ciência da crise porque é usada para entender e interpretar as crises acontecem dentro da sociedade. ... Basicamente, o objetivo da Sociologia é estudar e interpretar a relação que se dá entre homem e sociedade.
Resposta. Porque ela surgiu no início da formação da sociedade. Desde o momento em que homem sai do seu estado de natureza até seus últimos dias. Ela analisa as características dos diversos grupos sociais.
Weber, por sua vez, defenderia a íntima relação entre Sociologia e História. Disciplinas próximas, porém não idênticas, pois, "enquanto a causalidade sociológica busca leis gerais, a causalidade histórica privilegia a seqüência singular de eventos que caracterizam um fenômeno histórico particular".
Estas duas ciências atuam juntas para a compreensão melhor da humanidade. A história busca conceitos na sociologia, enquanto a sociologia procura compreender determinados contextos através do conhecimento histórico.
Wright Mills (1969) descreve o pensamento sociológico como uma prática criativa, que define como “imaginação sociológica”. Essa prática criativa seria a tomada de consciência sobre a relação entre o indivíduo e a sociedade mais ampla.