“Fluidos são aquelas substâncias que estão permanentemente no corpo e cuja produção não depende de estímulos externos”, afirma a bióloga Silvia Cristina Ribeiro de Souza, da Universidade de São Paulo (USP). É o caso do sangue, do fluido que protege o cérebro e a medula espinhal e do que lubrifica as articulações.
Fluido magnético também conhecido por princípio vital , fluido nervoso e fluido elétrico animalizado é uma forma de energia hermética que permite a certos indivíduos, chamados de magnetizadores, magnetizar..
O fluido ou princípio vital é imaginado pelos espíritas como um campo de energia circulando e penetrando o corpo, fluindo através do organismo como se estivesse seguindo uma corrente circulatória invisível carregando todas as células em sua trajetória.
O Fluido Vital Físico é a energia que edifica e coordena as moléculas físicas, ajustando-as de modo a comporem as formas em todos os reinos: o mineral, o vegetal, o animal e o hominal.
Quintessência (quinta essência) é uma alusão à Aristóteles, que considerava que o universo era composto de quatro elementos principais - terra, água, ar e fogo-, mais um quinto elemento, uma substância etérea que permeava tudo e impedia os corpos celestes de caírem sobre a Terra.
Significado de Perispírito substantivo masculino [Religião] Invólucro (envoltório) impalpável que, segundo os espíritas, une o espírito ao corpo. Etimologia (origem da palavra perispírito).
O perispírito teria, assim, a função de "modelar" o corpo físico (chamado de soma), de forma que cada centro de força corresponderia a uma glândula e estaria intimamente ligado ao sistema nervoso, através do qual conduziria ao corpo as deliberações do espírito, e a este transportaria as impressões sensoriais.
O perispírito é um corpo fluídico constituído de matéria mais sutil que vibra em uma frequência diferente a do corpo físico, por isso não enxergarmos o perispírito, mas que ambas surgem da condensação do fluído cósmico universal.
Segundo o dicionário Houaiss, 'perispírito é um invólucro fluido que serve de ligação entre o corpo e o espírito'. É o instrumento que o espírito usa para atuar no mundo material e por meio dele revelar a sua vontade. É conhecido também como corpo astral e tem a forma humana.
O perispírito, em condições de materialização, pode ser tocado, e poderíamos afirmar que ele é dotado de tangibilidade. Esta é uma das formas de manifestação dos Espíritos. O perispírito é perene, está ligado à alma e como esta, não pode ser destruído. Porém, possui característica de mutabilidade.
CORDÃO DE PRATA, ligando CORPO e ALMA! Como o próprio nome sugere, trata-se de uma espécie de "cordão" que liga o perispírito ao corpo físico. ... O cordão de prata é pré-requisito essencial para a vida orgânica, posto que no momento da morte física ele se rompe.
Os Espíritos, segundo as respostas, não teriam uma forma definida para nós, porém, tem à eles. ... Seria o espírito uma chama, um clarão ou uma centelha etérea; suas cores podem variar do escuro ao brilho do rubi, dependendo do grau de sua pureza.
Desde o momento da concepção, o Espírito designado para tomar determinado corpo a ele se liga por um laço fluídico, que se vai encurtando cada vez mais, até o instante em que a criança vem à luz; o grito que então se escapa de seus lábios anuncia que a criança entrou para o número dos vivos e dos servos de Deus.
Somente alguns espíritos encarnados tem a capacidade de auto desligamento, ou seja, de desligar os laços que o prendem ao corpo físico. ... Elas realizam suas tarefas de acordo com o merecimento dos espíritos que estão desencarnando.
– o perispírito ou corpo espiritual que une a alma ao corpo. ... Você deixa o corpo físico mas a sua alma (ou espírito) que é imaterial e imortal muda-se para o lado espiritual continuando a viver com o corpo espiritual (perispírito). Acontece um desligamento dos laços que uniam o perispírito ao corpo físico.
Uma das informações que a Doutrina Espírita nos oferece sobre o que acontece com o Espírito no momento da morte ou desencarne é que o Espírito passa por um período de perturbação, onde suas sensações ficam meio adormecidas, de modo que a alma quase nunca testemunha seu desenlace – algo parecido com o que ocorre com uma ...
O espiritismo não entende a morte como o fim da vida. É o fim apenas de uma experiência com determinado corpo. Nesse sentido, seria mesmo mais adequado dizer passagem. Passagem deste modo de viver para outro, sem o corpo físico.