A mistura para suplementação alimentar deve ser feita na proporção de 29% de xerém de arroz, 17% de cuim ou farelo de arroz, 11% de uréia, 29% de sal comum e 14% de fonte de fósforo e micronutrientes. A recomendação é que um animal consuma 250g/dia para não perder peso.
Uma ração balanceada a quantidade do alimento capaz de prover, para um animal, os diversos nutrientes, numa proporção compatível com determinado nível de produção diária....
Alimentos com nível de fibra igual ou superior a 18%. Proteico: com 20% ou mais de proteína bruta (PB) na matéria seca. Energético: com menos de 20% de proteína bruta (PB) na matéria seca. Exemplo: Formular ração concentrada com 18% PB (base MS) constituída por milho moído e farelo de algodão.
O tempo de engorda de um boi é variável e depende de vários fatores, tais como a composição genética (potencial de engorda de cada raça), o sexo dos animais, o peso de entrada e de saída do confinamento, além do tipo de dieta oferecida e de suplementação que o rebanho consumia no pasto, entre outros.
Geralmente, o ganho de peso por animal ao dia é de 1,5 Kg. Qual o ganho de peso mensal por animal? O produtor pode monitorar o ganho de 50 kg por mês.
Nota-se neste exemplo que um bovino submetido à engorda por meio do sistema de confinamento custa ao confinador R$ 7,40 por dia.
Após essa fase, passam a auto-alimentar-se em silo de superfície (tipo "bunker"), com consumo limitado a 30 kg de silagem adicionada com 100 g de ureia/vaca/dia, além de receberem 6 a 8 kg de silagem de leucena ou gliricídia no cocho.
Como funciona o método da dieta sem volumoso?
Planejamento alimentar
– raízes e tubérculos: podem ser empregados, com vantagem, na alimentação dos carneiros, podendo ser destacadas, neste caso, a mandioca, a batata, a cenoura e a abóbora; – concentrados: entre eles estão o milho, a cevada, a aveia, o centeio, o trigo, o algodão, o babaçu, a soja e o amendoim.
Indicação de Uso: Indicado para suprir as carências de macro e micro elementos minerais dos ovinos criados em regime de pasto em todas suas fases de criação. Modo de Usar: Fornecer este produto em cochos de sal de preferência cobertos e deixar a disposição dos animais.
No caso de animais adultos, por exemplo, a área deve ser de um metro quadrado para cada animal em piso ripado, 1,20 metro quadrado se o piso for de cimento, 1,5 metro para piso de chão batido.
É preciso considerar alguns itens importantes ao se implantar um criatório: 1 - preço (uma cabra de boa produtividade, considerando raças de boa aptidão leiteira, varia de 300 a três mil reais); 2 - lotação mínima (25 cabras em lactação); 3 - área mínima (1,2 a 1,5 metro quadrado para cada animal); 4 - capril bem ...
Uma base geral de cálculo são 5 ovelhas para cada 4.
(confinamento) Nesses cochos pode-se utilizar rações a base de milho, farelos de soja, algodão, trigo e outros, com 18-22% de proteína bruta, com alta palatabilidade, e que passa a ser fornecida para os cordeiros a partir de 10-15 dias de idade.
Animais adultos podem receber até 20% da dieta total (MS),ou até 400-500g dia/ovelha. Caroço de algodão: Como a soja grão, tem bom valor energético e protéico, rico em óleo e com presença de substancias tóxicas.
Nutrição de ovinos: vitaminas importantes para o metabolismo
A vaca dá cria uma vez por ano. Pode-se alocar até 10 ovinos por hectare, enquanto que um pecuarista que cria bois pode alocar no máximo um animal por hectare. A arroba do boi, hoje está em 60 reais.
- Piquete de 0,3 ha; - 1080 kg MS ha-¹ x 0,3 ha= 324 kg MS/piquete; - 324 kg MS/ piquete/4,908 kg MS por animal = 66 cabeças de ovinos de 30 kg. Portanto, seguindo o exemplo, o piquete suportaria 66 cabeças de ovinos com peso médio de 30 kg por um período de ocupação de 3 dias.
Pastejo rotacionado pode aumentar em até 15x lotação das fazendas brasileiras. Ainda um pouco distante da realidade brasileira, mas um número possível – passar da lotação média nacional de 1 unidade animal por hectare para 15 UA/ha.