O grafismo indígena possui algumas características básicas: É inspirado na natureza: folhas de árvores, escamas de peixes, movimentos de cobras, cascos de tartarugas, peles de animais, etc. São algumas das formas utilizadas pelos índios. Possui simetria: os dois lados são iguais.
Resposta. DIVERGENTES: Vão de um ponto para vários locais. PARALELAS: Vão de um ponto a outro seguindo uma mesma direção. PERPENDICULARES: Linhas que se cruzam e assim foram um angulo reto.
O Grafismo: É a arte em que são mais relevantes as formas, as cores e detalhes do que a figura ou a representação. Pode ser também uma forma mais simples de representar um objeto ou composição de objetos, contando que os impactos de cor e forma façam sentido com a proposta do artista.
Segundo o dicionário4, grafismo é a “técnica que consiste na elaboração de traçados preparatórios para a escrita, desprovidos de qualquer significação. Modo de traçar uma linha, de desenhar”. E, “Maneira de escrever de alguém, considerada do ponto de vista da grafologia.
1. Maneira de escrever de alguém, considerada do ponto de vista da grafologia. 2. [ Belas-artes ] Maneira de desenhar particular a um artista: O grafismo de Picasso.
O grafismo não é apenas para representar algo do objeto fisicamente, ou seja, uma simples decoração vai muito, além disso. Eles têm a função de informar às pessoas que não conhecem a sua história cultural, religiosa, ritos e mitos.
Linoleogravura é um processo de gravura semelhante à xilogravura, em que a imagem é recortada em linóleo e colada em uma base de madeira. O linóleo foi muito usado no século XIX para se fazer pisos e “passadeiras”, e este material foi utilizado pelos artistas europeus do final do século XIX para produzir gravuras.
A linóleogravura é uma técnica de reprodução de imagem, onde o desenho é gravado (cavado) em uma placa que lembra uma borracha, utilizando goivas (pequenos formões) como ferramenta. Após a gravação, a matriz (placa) recebe a tinta, o papel e vai para prensa, com isso é só colocar a gravura para secar.
1. Tecido impermeável feito de uma base de juta a que se aplica óleo de linhaça, cortiça em pó e resina. 2. Tapete ou cobertura feita com esse tecido.
Placa de Linoleo Placa macia de altíssima qualidade, utilizada para técnicas de Linóleo Gravura.
Na xilogravura é praxe o uso de papel branco ou creme e tinta preta, mas outras cores de tintas e de papéis podem e devem ser utilizadas.
É possivel usar pigmento líquido ou em pó (que deve ser diluído em álcool). Basta misturar tudo, testando as quantidades de cada ingrediente para que fique com um aspecto pegajoso. Se a tinta estiver secando muito rápido, acrescente uma gota de glicerina.
As mais conhecidas são: xilogravura (matriz de madeira em que são feitas incisões), litografia (matriz em pedra, trabalhada com óleo), gravura em metal (matriz em placa de metal, trabalhada com ácidos), serigrafia (vedação com estêncil, em processo fotográfico ou não).
Xilogravura no isopor
Nesse caso, a tinta é aplicada em uma superfície lisa, o papel é colocado sobre ela e os traços são feitos com um palito, sobre a folha, que depois é descolada e revela o desenho no verso. No fim dessa intensa incursão, os alunos conheceram os macetes da impressão e as possibilidades dessa linguagem.
Enfatize que você busca olhar com mais atenção para as xilogravuras utilizadas no cordel. É importante que você projete imagens ou que as leve impressas para fixar nas paredes da sala ou para pendurá-las em um varal. Peça aos alunos para que observem as xilogravuras e as descrevam.
A xilogravura é um processo de gravação em relevo que utiliza a madeira como matriz e possibilita a reprodução da imagem gravada sobre papel ou outro suporte adequado. ... Mais tarde, foi utilizada como carimbo sobre folhas de papel para a impressão de orações budistas na China e no Japão.