Como solicitar uma Carta de Sentença Para solicitar é necessário apresentar o processo físico ou acessar o processo eletrônico, no Cartório de Notas, e indicar quais as folhas dos autos que deverão ser copiadas e autenticadas, para a formação da Carta de Sentença.
A segunda via da certidão de casamento com averbação de divórcio pode ser requerida direto no cartório em que o documento foi registrado ou, ainda, em cartórios online. No entanto, é válido lembrar que os cartórios online não podem realizar o trabalho de averbação.
Quando a separação ou o divórcio for formalizado por escritura pública, o ex-casal deve comparecer ao Cartório de Registro Civil onde foi formalizado o casamento e apresentar a escritura original, a certidão de casamento e documentos pessoais originais, como RG e CPF, para requerer a averbação.
R: Vá até a vara de família na qual tramitou o seu processo e verifique, pois aqui em Curitiba quem é parte no processo pode solicitar o seu desarquivamento (desde que pague as custas devidas) e requerer a cópia integral. O tempo varia da vara, mas a média para desarquivar é de 5 dias úteis.
A obtenção de uma via do formal de partilha extraído de inventário somente pode ser obtido junto a serventia ou cartório (judicial ou extrajudicial) perante o qual foi processado. À disposição para maiores esclarecimentos.
O primeiro passo é abrir o site do Tribunal de Justiça do seu estado. Neste caso, vamos adotar como exemplo o tribunal do estado de São Paulo. Ao entrar nesse portal, para realizar a consulta processo de inventário SP, logo na página inicial você poderá digitar o número do processo, como indicado na imagem abaixo.
Vá até Fórum de sua cidade, e solicite junto ao distribuidor de feitos de família (geralmente é o 1º), uma certidão em nome da pessoa falecida inventariada ou em seu nome. Nesta certidão sairá o número da distribuição, a vara em que está e a data em que foi iniciado.