Os equinodermos (filo Echinodermata) são animais invertebrados e exclusivamente marinhos. O seu corpo é organizado, geralmente, em cinco partes simétricas que se distribuem na forma dos raios de uma circunferência.
Os equinodermos podem ser herbívoros, alimentando-se de algas, ou carnívoros, como a estrela do mar que se alimenta de pequenos animais. Esses organismos apresentam sistema digestório completo com boca, esôfago, estômago (quando o organismos tiver hábitos carnívoros) e ânus.
Os equinodermos podem ser divididos em cinco classes: Asteroidea (estrelas-do-mar), Ophiuroidea (estrelas-serpentes), Echinoidea (ouriços-do-mar e bolachas-da-praia), Holothuroidea (pepinos-do-mar) e Crinoidea (lírios-do-mar).
A palavra “equinodermos”vem do grego e significa echinos = espinho; dermatos = pele, ou seja, os equinodermos são animais que possuem o corpo todo recoberto por espinhos. Estes, além de terem função de defesa, também atuam na locomoção do animal.
Moluscos (Filo Mollusca) são animais que apresentam um corpo mole, que, em grande parte dos representantes, está protegido por uma concha. Algumas espécies, como lesmas e polvos, não apresentam conchas. Nas lulas, por sua vez, a concha está reduzida e apresenta-se internamente em seus corpos.
Os anelídeos são animais invertebrados de corpo mole, alongado, cilíndrico e dividido em anéis, apresentando uma nítida segmentação. O filo Annelida apresenta 15 mil espécies, encontradas na água doce ou salgada e em solo úmido. Os principais representantes dos anelídeos são as minhocas e as sanguessugas.
Os animais que pertencem ao Filo Mollusca são triblásticos, celomados e protostômios. Ou seja, são os primeiros animais a apresentarem um celoma verdadeiro. Apresentam simetria bilateral e o corpo é mole e não é segmentado. ... Os moluscos passam a apresentar sistema circulatório.
Peixes: São os primeiros a apresentar coluna vertebral; Anfíbios: Fazem a transição entre o ambiente aquático e terrestre; Reptéis: São os primeiros a conquistar definitivamente o ambiente terrestre; Aves: Além de possuírem capacidade de voar, são os primeiros homeotermos (temperatura corporal constante);
PEIXES CARTILAGINOSOS Principais novidades evolutivas Mandíbulas (captura mais alimentos e funciona como órgão de ataque e defesa). Esqueleto cartilaginoso presente nos peixes sem mandíbula. Escamas placoides (facilita o deslocamento da água). ... O peixe quimera parece uma mistura de dois animais.
São exemplos de protocordados as ascídias, as salpas e o anfioxo. O grupo dos cordados inclui os protocordados e todos os animais vertebrados. Durante a fase embrionária, todos os cordados apresentam tubo nervoso dorsal, notocorda, fendas faringianas e cauda pós-anal.
O anfioxo é um animal marinho que possui formato de lâmina e pertence ao filo Chordata, mais precisamente ao grupo dos Cephalochordata. Esse filo possui cerca de 56 mil espécies, e seus representantes apresentam notocorda, cordão nervoso dorsal oco, fendas faringianas e cauda muscular pós-anal. ...
Os vertebrados têm como característica principal a medula espinhal e a coluna vertebral, que é formada por vértebras. Esses animais possuem músculos e esqueleto, fazendo com que realizem movimentos mais complexos que os invertebrados.
A principal diferença entre os protocordados e os vertebrados diz respeito a presença de notocorda nos protocordados. Além disso, os protocordados são somente animais marinhos e os vertebrados podem ser de vida terrestre ou aquática.
Verificado por especialistas. A maior diferença entre os protocordados e os animais vertebrados é que os protocordados não possuem coluna vertebral e crânio. ... Durante a fase embrionária tanto os protocordados quanto os cordados vertebrados possuem um tubo nervoso dorsal, notocorda, fendas faringianas e cauda pós-anal.
Cordados é um filo de animais que possuem notocorda, tubo nervoso dorsal e fendas faríngeas; Protocordados são um grupo de cordados primitivos, surgido a 500 milhões de anos atrás.
Resposta. Cordados - Urocordados e Cefalocordados. ... Os urocordados e cefalocordados caracterizam-se por não possuírem coluna vertebral, encéfalo ou vértebras, o que lhes valeu a denominação de protocordados. Os urocordados apresentam notocorda apenas na fase larval e é restrita à região caudal.
Uma dessas características pode ser a presença de ossos. Os animais vertebrados são aqueles que possuem ossos, formando a coluna vertebral e o esqueleto. ... Os animais invertebrados não possuem ossos.
A principal característica entre os animais vertebrados é a presença de medula espinhal e coluna vertebral, que é formada por diversas vértebras. Os vertebrados possuem músculos e esqueleto, proporcionando a realização de movimentos mais difíceis que os animais invertebrados.
A diferença é que vertebrados possuem endosequeleto, ou seja esqueleto por dentro, já os invertebrados tem o esqueleto por fora, exoesqueleto.
Os invertebrados representam aproximadamente 94% dos animais e são divididos em vários filos, entres eles: poríferos, cnidários, platelmintos, nematelmintos, moluscos, anelídeos, equinodermos e artrópodes.