Buscaria um reumatologista (que trata doenças do tecido conjuntivo, das articulações e autoimunes) ou um médico fisiatra (que tem conhecimentos de reumato, neuro, ortopedia e avaliaria sua capacidade funcional, propondo o tratamento mais adequado e indicando outros profissionais se fosse o caso).
“O médico indicado para o tratamento clínico da osteoartrite é o reumatologista. Ele é o especialista que irá fazer o acompanhamento da doença, mas pode solicitar a interface/interconsulta de outras especialidades”, afirma a reumatologista Regina Von Kirchenheim.
O ortopedista, por exemplo, cuida de ossos e traumas, como fraturas, torções e luxações, além de tumores ósseos, pé chato, osteoartrose e deformidades da coluna. O reumatologista trata de doenças que comprometem ligamentos, tendões, articulações, músculos e, em alguns casos, os ossos.
Como cada especialista pode ajudar. Ao sentir dor nos joelhos, ou no ombro, a primeira coisa que fazemos é buscar por um ortopedista. Ou seria melhor procurar um reumatologista?
O médico reumatologista é o profissional da área da saúde que trata, contém o avanço e minimiza os sintomas de doenças que afetam o aparelho locomotor: articulações, ligamentos, músculos, tendões e ossos de maneira geral. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, existem cerca de 120 doenças reumáticas.
A Ortopedia é a especialidade médica que cuida das doenças e deformidades dos ossos, músculos, ligamentos, articulações, enfim, relacionadas ao aparelho locomotor. A Traumatologia é a especialidade médica que lida com o trauma do aparelho músculoesquelético.