Confira a lista de categorias deste esporte que exigem agilidade, resistência e força dos atletas
O formato moderno do atletismo data do século XIX, na Inglaterra, e conta com as seguintes provas oficiais:
Heptatlo – 100 metros barreiras, salto em altura, lançamento do peso, 200 metros, salto em comprimento, lançamento de dardo e 800 metros. O heptatlo veio substituir o pentatlo original, modalidade que combinava cinco disciplinas, a partir do ano de 1984 nos Jogos Olímpicos de Los Angeles.
Os saltos de desenvolvimento são os dias que antecedem a aquisição de uma nova habilidade pelo bebê, seja motora, visual, cognitiva, gustativa, dentre tantas outras. O primeiro ano de vida de um bebê é um momento extremamente desafiador para uma criança.
A técnica hoje é padronizada: corrida em trajetória curva, impulso em um movimento giratório, passagem pelo sarrafo com a barriga virada para cima. A sequência de ações, vistas em qualquer disputa do salto em altura, nem sempre obedeceu a essa lógica.
A técnica mais utilizada hoje em dia é a chamada Fosbury Flop, inventada pelo norte-americano Dick Fosbury nas Olimpíadas de 1968. A técnica involve o atleta começando a tomar impulso dentro da pista de corrida, o que faz com que os saltos em altura só possam ser disputados quando a pista não estiver sendo usada.
Salto com vara é uma das modalidades do atletismo. Neste esporte, o atleta (saltador) deve passar por cima de uma barra (sarrafo), usando uma vara de apoio, sem derrubá-la.
Sueco acerta marca no segundo salto e quebra recorde de 26 anos do ucraniano Sergey Bubka na etapa de Roma. O sueco Armand Duplantis entrou para a história do atletismo ao quebrar o recorde mundial do salto com vara com o salto de 6,15m, nesta quinta-feira, na etapa de Roma da Diamond League.