O ecocardiograma, também chamado de ecodopplercardiograma, é uma espécie de ultrassom do coração, que detecta imagens durante a sua atividade, avaliando o seu tamanho, a espessura de suas paredes, a quantidade de sangue bombeada e o funcionamento das valvas cardíacas.
Um raio x de tórax com laudo serve para estudar a anatomia de uma ou mais estruturas presentes na região torácica, a exemplo do coração, costelas e pulmões e investigar possíveis patologias. Enquanto o exame em si colhe registros internos do tórax, o laudo médico revela se existe alguma anormalidade nas imagens.
Sintomas
"O aparecimento de tosse no período noturno ocorre porque, se o coração não trabalhar direito, na posição horizontal, que tomamos ao nos deitar, haverá um aumento do retorno de sangue para os pulmões, o que aumenta a congestão pulmonar e estimula a tosse", explica o cardiologista José Luiz.
Isso ocorre devido ao mau funcionamento da válvula mitral ou uma deficiência no bombeamento do sangue pelo ventrículo esquerdo, que pode ocasionar o acúmulo de líquidos nos alvéolos e brônquios e por consequência uma insuficiência respiratória, que se inicia com respiração mais intensa e o aparecimento de tosse.
Causas da tosse alérgica A tosse alérgica normalmente está relacionada a uma alergia respiratória, sendo as principais causas a poeira (pó doméstico) e o pólen das plantas, por exemplo.
A rinite é a inflamação da mucosa nasal que gera sintomas como o escorrimento nasal frequente e pode haver espirros e tosse. Normalmente acontece como resultado de alergia à poeira, ácaro ou pêlo, mas pode acontecer como consequência do uso de descongestionantes nasais.
“A coceira na garganta alerta para as seguintes possibilidades: rinite, infecções respiratórias, alergia a algum alimento, irritação das vias respiratórias pela poluição e inalação de ar seco ou de substâncias tóxicas, como poeira, fumaça, tintas, solventes e odores fortes”, explica a médica.
7 formas de aliviar a garganta irritada
O que fazer: evitar a exposição a substâncias que provoquem coceira na garganta é a medida mais eficaz. No entanto, caso isso não seja possível, pode-se recorrer a pastilhas calmantes que tenham mel, limão ou gengibre na sua composição, ou fazer gargarejos com soluções à base de água e sal.