Veio da palavra latina deglutire, que significa “engolir”. Os músculos da língua, faringe e esôfago estão envolvidos no processo de deglutição, que é dividido em três fases: fase oral, fase faríngea e fase esofágica.
Aqui usaremos a divisão mais utilizada pelos autores que são quatro fases: preparatória, oral, faríngea e esofágica. Fase voluntária da deglutição e que constituiria uma fase intermediária entre o final da mastigação e o início da deglutição.
substantivo feminino Processo que conduz alimentos, saliva e líquidos, da boca ao estômago, passando pela faringe e pelo esôfago. Movimento que resulta desse processo. Ação ou efeito de deglutir, de ingerir, de engolir.
Antes de engolir: Alinhar a cabeça e incliná-la para a frente. Esta posição bloqueia a laringe e aumenta o espaço para passagem dos alimentos para o esófago. Depois de engolir: Inclinar a cabeça para trás. Esta posição eleva a laringe e ajuda à progressão dos alimentos para o esófago.
Os movimentos peristálticos ocorrem como consequência da contração dos músculos lisos que constituem os órgãos do tubo digestório. Esses movimentos, chamados normalmente apenas de peristaltismo, são essenciais para o processo digestivo, uma vez que garantem a movimentação dos alimentos ao longo do sistema digestório.
A digestão mecânica ocorre apenas na mastigação e obviamente é efetuada pelos dentes. A digestão química que atua em todo o tubo digestório é realizada pelos sucos digestórios. Os Sucos Digestórios e suas Enzimas: Os sucos digestórios (digestão química) são compostos principalmente pelas Enzimas.
No sistema digestório temos o trato gastrointestinal, que é formado por boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso; e as glândulas associadas: glândulas salivares, fígado e pâncreas. Na boca o alimento é rasgado e triturado pelos dentes e, com a ajuda da língua, é misturado com a saliva.
Na digestão, em seu processo mecânico, os alimentos são mastigados e reduzidos a pedaços bem pequenos, com o auxilio dos dentes e da língua. O contato dos alimentos com a saliva facilita sua passagem pelo tubo digestivo. Após a mastigação e a salivação forma-se o bolo alimentar que é deglutido.
A digestão química é um processo que ocorre com a ação de enzimas. Ela inicia-se na boca com a ação da enzima amilase, que está presente na saliva e faz a digestão do amido. No estômago, ocorre a ação do suco gástrico, constituído por ácido clorídrico e pela enzima pepsina, que atua na digestão das proteínas.
Na digestão mecânica, a boca tem a função de triturar, cortar os alimentos, e na digestão química os alimentos são transformados em partículas menores pela ação das enzimas presentes no suco digestivo, então a boca participa da deglutição, que é quando engolimos o alimento, quando isso ocorre se inicia a deglutição ...
A digestão mecânica é importante para diminuir as porções do alimento, e diminuir a exigência de produção de enzimas e ácidos para que ocorra a digestão química, ou seja, é uma forma de acelerar a digestão e de diminuir o estresse causado por ela.
A digestão serve para absorvermos os nutrientes e requerer energia para o funcionamento correto do nosso organismo.