crossorigin="anonymous">
“Tapar os ouvidos com as mãos ou colocar apenas algodão no canal não costuma ser suficiente para diminuir o impacto do som aos ouvidos”, alerta Sanchez. Segundo a otorrinolaringologista, também é importante fazer intervalos para descansar os ouvidos por 10 minutos a cada uma hora de barulho.
Dores no ouvido podem ter muitas origens diferentes. Por aparecer sempre ao dormir, vale a pena um exame das articulações temporomandibulares, que podem estar com alguma inflamação devido a bruxismo (ranger os dentes) ou ao apertamento (travamento) dos dentes.
VERDADE – Isso acontece porque o frio favorece a contração dos músculos e tecidos que envolvem o canal do ouvido e deixa a pele mais sensível. Essa contração é o que provoca a dor. Não se trata de otite (infecção de ouvido), apenas dor no canal auditivo.
Também, o músculos que estão sobre tensão, perto do ouvido, podem gerar os sintomas de zumbido no ouvido e de ouvido tampado. Podemos perceber essa válvula se abrindo, quando vamos engolir a saliva, por exemplo e ouvimos um barulho, nos ouvidos.
Vamos lá! Os zumbidos, em alguns casos, podem ser relacionados a ATM. São aqueles, que variam de intensidade, ao mastigar os alimentos ou quando abrimos a boca, por exemplo. A causa, nos problemas da ATM, é relacionado a sintomas reflexos, nos músculos da válvula, que regulam a pressão interna do ar, dentro do ouvido.
Quando engulo alguma coisa, por exemplo saliva ou água, meu ouvido estala. A mesma coisa acontece quando bocejo, parece que alguma coisa dentro do meu ouvido vai se abrindo.
Na maioria dos casos, o zumbido é uma percepção auditiva “fantasma”, percebida apenas pelo paciente, característica que dificulta a investigação do problema. Pode parecer um chiado, apito, cigarra, cachoeira, panela de pressão ou, mais raramente, o barulho do coração batendo no ouvido ou alguns cliques ou estalos.
Que devo fazer para acabar as batidas no ouvido? O tinnitus pulsátil não desaparece, e nem é curado por si só. Se você tem tinnitus pulsátil é recomendável procurar um médico de saúde auditiva, ou um especialista, para que seja feito um teste nos ouvidos e nos vasos sanguíneos, como também um check-up médico.
Também chamado de tinnitus, esse distúrbio faz com que o indivíduo escute constantemente um zumbido ou outros sons irritantes, como um similar ao de mosquitos. Na maioria dos casos, os ruídos aparecem como consequência de um processo de perda auditiva, que pode ser causado pelos mais variados problemas e hábitos.