Os elementos da família 17 ou VII A da Tabela Periódica recebem o nome de Halogênios, representados pelos cinco elementos listados a seguir: Flúor (F), Cloro (Cl), Bromo (Br), Iodo (I) e Astato (At).
Onze elementos da tabela periódica possuem a tendência de ganhar elétrons, não conduzem eletricidade e calor, são opacos e fragmentam-se, esses são os ametais ou não metais. Os elementos químicos da Tabela Periódica podem ser classificados em três grupos principais: metais, ametais e semimetais.
A composição química da água sanitária é basicamente hipoclorito de sódio ou de cálcio em solução com uma proporção de “cloro ativo” de cerca de 2,5%. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Em condições ambientes, o hipoclorito é um sólido branco na forma de pó.
A incorporação do nitrogênio em compostos orgânicos usados pelas plantas marca uma fase do ciclo do nitrogênio.
O “cloro” que usamos para limpeza doméstica na verdade é uma solução aquosa contendo hipoclorito de sódio (também conhecida como água sanitária), cuja fórmula é NaOCl — como esses símbolos indicam, é composto pelos elementos sódio (Na), oxigênio (O) e cloro (Cl).
hipoclorito de sódio
O composto químico Hipoclorito de sódio, de fórmula NaClO, é usado como desinfetante e como agente alvejante.
O pH da água sanitária é entre 11,5 e 13,5. O ácido hipocloroso não existe em pH alto como o da água sanitária pura. Só existe quando o pH está entre 6,5 e 8,5, após diluição daq água sanitária, em água.
Para higienizar o piso de casa, basta diluir duas colheres (sopa) de água sanitária em um litro de água. Em seguida, passe o pano embebido na solução no piso e, para retirar a sujeira, enxágue-o em um balde com água limpa.
Resultados: Para o cálculo de quantificação de cloro ativo , foi levado em consideração o volume e a normalidade da solução de tiossulfato de sódio gasto na titulação multiplicado pelo miliequivalente-grama do cloro dividido pelo produto do volume de alíquota gasta para diluição na titulação pelo volume final da ...
A água sanitária é um produto de limpeza que tem altas concentrações desse hipoclorito de sódio. ... Já os produtos que possuem cloro ativo também, apenas apresentam menor potência em relação à água sanitária, mas não deixam de ser interessantes para manter a casa sempre limpa e agradável.
De acordo com o disposto na portaria 89/94/MS, o teor de cloro ativo das águas sanitárias comerciais está estabelecido entre 2,00% p/p e 2,5% p/p, e o valor limite de pH para as águas sanitárias em seu estado puro deve ser de 13,5. Entretanto, o produto diluído a 1% p/p pode apresentar valor de pH igual a 11,5.
A Água Sanitária é um produto obtido pela diluição de Hipoclorito de Sódio em água, numa proporção de 1 para 5 e estabilizado com cloreto de sódio (sal de cozinha). Esse produto é destinado à limpeza, branqueamento e desinfecção em geral.
5%
Vr = (0,1% x 1000 mL)/1% = 100/1 = 100 mL (retirar 100 mL da solução de hipoclorito a 1% e acrescentar a 900 mL de água para se obter 1 litro da solução a 0,1%).