A pele é formada por duas camadas: a epiderme e a derme.
Geralmente dividimos a pele em duas camadas principais: a epiderme e a derme. A epiderme, que é a camada mais superficial, é formada por tecido epitelial, além de ser avascularizada. Ela é formada por várias camadas, que são: estrato córneo, estrato lúcido, estrato granuloso, estrato espinhoso e estrato germinativo.
A epiderme é constituída por um epitélio estratificado pavimentoso queratinizado. A característica da pele difere na maior parte da superfície do corpo. Há locais, como a palma da mão e a planta dos pés, onde a epiderme é muito mais espessa e a pele é denominada pele espessa.
A pele é revestida por uma camada epitelial denominada epiderme. A epiderme é constituída de um epitélio estratificado pavimentoso corneificado. Diferente de todos epitélios observados anteriormente neste módulo, a epiderme está exposta ao ar, constituindo uma superfície seca.
A pele dos vertebrados é formada por dois tecidos distintos, firmemente unidos entre si. O tecido mais externo, epitelial, é a epiderme. O mais interno, conjuntivo, é a derme.
Habitualmente o tipo de pele é determinado pelo equilíbrio/desequilíbrio hidrolipídico, pelo que é possível classificar a pele humana nas seguintes categorias: Pele Normal. Pele Seca. Pele Oleosa.
Resposta: A pele é um órgão formado pela epiderme (epitélio) e pela derme (tecido conjuntivo). A pele é essencial para a impermeabilização do corpo, além de nos proteger de organismos como fungos e bactérias.
A pele reveste todo o nosso corpo protegendo contra as agressões externas. É uma grande “capa de proteção” contra fungos, bactérias, produtos químicos, físicos e mesmo fatores ambientais, como o sol.
Na epiderme estão os melanócitos, as células que produzem melanina, o pigmento que dá cor à pele. A epiderme também origina os anexos da pele: unhas, pelos, glândulas sudoríparas e glândulas sebáceas.
Na epiderme, camada mais externa da pele existem várias camadas de queratinócitos, isto é, células que produzem queratina. Ao morrer, os queratinócitos formam a camada córnea, um revestimento resistente ao atrito, ao ataque de agentes infecciosos e altamente impermeável à água.
Quando olhamos para uma parte do nosso corpo e observamos a pele que a REVESTE , ela parece ser um pedaço compacto de TECIDO epidérmico. No entanto, podemos perceber que a pele é formada por milhares de pequenos blocos chamados CÉLULAS, como um muro feito de pequenos TIJOLOS.
Servir como uma barreira de proteção do organismo; Absorção de raios ultravioletas provenientes da radiação solar; Evitar a perda de água; Promover a sensação de tato.
a medida que as celulas epiteliais da epiderme se aproximam da superfície, vão morrendo e formando a camada de células mortas, que vai descamando ao longo do dia. Explique como as células da epiderme vão sendo repostas, compensando essa descamação.