As corridas dividem-se em curta distância ou velocidade (tiro rápido), que nas competições oficiais vão até os 400 metros inclusive; média distância ou de meio fundo (800 metros e 1500 metros); e longa distância ou de fundo (3000 metros ou mais, chegando até às ultra maratonas de 100 quilômetros).
As corridas de velocidade são as de 100m, 200m e 400m. As de médio-fundo são as de 800m e 1500m. Por fim, as de longa distância ou de fundo são as de 5000m e 10000m. As corridas são realizadas em pistas, no sentido anti-horário, e cada corredor ocupa uma raia da pista.
As corridas de curta distância são chamadas de corridas de velocidade ou de tiro rápido. Elas podem cobrir 100, 200 ou 400 metros. Os atletas que participam dessas provas são chamados de velocistas e precisam largar com rapidez.
As corridas de velocidade incluem distâncias curtas (100m, 200m ou 400m) e o objectivo de todas elas é, partindo de uma posição agachada nos blocos de partida, percorrer a distância definida o mais rapidamente possível. ... Para que a partida seja eficaz, é necessário ajustar a posição dos blocos de partida.
Resposta Considerando a distância, as corridas dividem-se em: corridas rasas: curta distância (velocidade), que nas competições oficiais vão até os 400 metros; corridas de meio-fundo: (800 metros e 1500 metros); corridas de fundo: longa distância (5000 metros ou mais, chegando até às ultra maratonas de 200 quilometros) ...
As provas de atletismo são realizadas em estádios, no campo, em montanha e na rua. A pista de atletismo oficial deve ser feita com piso sintético e ter 8 raias, cada uma medindo 1,22 m de largura.
De modo geral, o atletismo é praticado em estádios, com exceção de algumas corridas de longa distância, praticadas em vias públicas ou no campo, como a maratona.
Geralmente é praticado em estádios, exceto a maratona, que é uma corrida de longa distância. O atletismo nasceu na Grécia, onde foram criados os estádios para realização das corridas a pé. Foi na Grécia também que houve o primeiro registro de uma competição de atletismo, durante as Olimpíadas realizadas em 776 a.C.
No salto em altura, os atletas correm em direção a uma barra horizontal presa por dois suportes em uma determinada altura, com o objetivo de saltar por cima do sem derrubá-la. Esse salto é comumente feito de costas, pois esse movimento aumenta a impulsão do atleta.
A técnica mais utilizada hoje em dia é a chamada Fosbury Flop, inventada pelo norte-americano Dick Fosbury nas Olimpíadas de 1968. A técnica involve o atleta começando a tomar impulso dentro da pista de corrida, o que faz com que os saltos em altura só possam ser disputados quando a pista não estiver sendo usada.
Dentre as provas de salto vertical, temos o salto em altura e o salto com vara. As provas de salto horizontal envolvem o salto em distância chamado também de salto em comprimento e o salto triplo ou triplo salto. Os atletas tomam impulso numa pequena pista de balanço, objetivando maior distância no salto.
O tapete é conectado por um fio a uma caixa coletora e a altura do salto vertical é calculada internamente através da seguinte fórmula: h = t² x g x 8-1, onde h = altura do salto, t= tempo de voo em segundos, g = aceleração da gravidade, com valor de 9,81 m/s2( 7 ).
Os saltos horizontais do atletismo são os saltos: distância e triplo.