Possibilita a navegação através de rios e lagos. Os portos desempenham um papel importante como elo de ligação entre os modais terrestres e marítimos. Tem uma função adicional de amortecer o impacto do fluxo de cargas no sistema viário local, através da armazenagem e da distribuição física.
O transporte aquático, aquaviário ou hidroviário consiste no transporte de mercadorias e de passageiros por barcos, navios ou balsas, via um corpo de água, tais como oceanos, mares, lagos, rios ou canais.
O transporte fluvial é chamado “hidroviário”, pois utiliza os rios como vias de navegação, as chamadas hidrovias. ... Esse tipo de transporte é usado para transportar grandes cargas por longas distâncias. O Departamento de Hidrovias Interiores (DHI) é o órgão que disciplina o transporte hidroviário.
O MODAL AQUAVIÁRIO, COM DESTAQUE À NAVEGAÇÃO DE CABOTAGEM, COMPROVADAMENE É O QUE MENOS INTERFERE NO MEIO AMBIENTE, TANTO PELA REDUZIDA EMISSÃO DE CO2 NA ATMOSFERA, COMO PELO BAIXO CONSUMO DE COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS/TONELADA ÚTIL TRANSPORTADA, E AINDA POR SER UMA VIA NATURAL, QUE, AO SER IMPLANTADA, PRATICAMENTE NÃO GERA ...
Trata-se de um processo de transporte por via marítima, limitado à área costeira, ainda que o percurso inclua trechos de rios ou lagos. Os produtos são movimentados de um porto a outro dentro do país, diferentemente da navegação de longo curso, aquela que envolve portos de vários países.
O termo se refere à navegação entre portos do mesmo país. Essa alternativa de transporte pode ocorrer pela costa marítima, mas não se limita a ela, podendo se estabelecer em vias de rios e lagos.
[aer] Transporte aéreo de passageiros, cargas e correio, mediante remuneração, entre pontos situados dentro de um mesmo Estado.
A cabotagem ampliada para ligações marítimas entre países próximos – no presente caso, membros de um mesmo bloco – é denominada de Grande Cabotagem e assumida como sinônimo, neste estudo, do termo short sea shipping, A hipótese deste trabalho é que a Grande Cabotagem no contexto do Mercosul pode ser uma alternativa ...
Navegação de Cabotagem é uma expressão brasileira, que explica a navegação realizada entre portos ou pontos do território brasileiro, utilizando a via marítima ou vias fluviais interiores.
Navegação é a movimentação no espaço marítimo ou aéreo, em percursos estabelecidos, com objetivos comerciais. É uma viagem ou transporte sobre ou dentro das águas do mar, sobre a superfície dos rios e dos lagos ou na atmosfera.
Esse meio de transporte consiste em uma modalidade de transporte aquaviário, responsável pelo deslocamento de passageiros e mercadorias em barcos, navios ou balsas, que se deslocam sobre rios, lagos e canais artificiais. As rotas de tráfego aquático são determinadas por meio das hidrovias.
Os veículos utilizados para o transporte fluvial são: barcos, balsas, canoas, lanchas, gôndolas, etc. Esse tipo de transporte também é muito usado para o turismo, um bom exemplo é a Hidrovia Paraná-Tietê que oferece 2.
O transporte marítimo é o que utiliza como vias de passagem os mares abertos, para o transporte de mercadorias e de passageiros. O transporte fluvial usa os lagos e rios. Como o transporte marítimo representa a grande maioria do transporte aquático, muitas vezes é usada esta denominação como sinônimo.
Fluvial é o transporte que se utiliza os rios para o transporte de cargas, geralmente feitos através de barcos; Lacustre é quando o transporte é feito através de lagos e lagoas.
Portos lacustres são aqueles situados à margem de um lago ou lagoa.
Navegação lacustre é uma modalidade de transporte realizada em lagos e tem como principal característica a ligação entre cidades e países circunvizinhos. É um modal de transporte bastante restrito em face de serem poucos os lagos navegáveis, especialmente em termos de profundidade.
Significado de Lacustre adjetivo Relativo a lago: vegetação lacustre. Que vive nas águas ou à margem de um lago: planta lacustre.
As ilhas lacustres são partes do terreno que são mais elevadas que o redor e não foram cobertas pelas águas dos lagos.
ma·que·te |é| 1. Pequeno esboço de obra de escultura modelado em barro ou em cera. 2. Modelo reduzido de um cenário ou de um edifício.
Diz-se da cidade ou localidade onde se localiza o porto, sendo a região do país servida por meio ou vias de transportes terrestres, fluviais ou lacustres para a qual se encaminharam de forma direta as mercadorias desembarcadas no porto ou da qual procedem mercadorias para embarque no mesmo porto.
Hinterlândia (do alemão Hinterland) literalmente significa a 'terra de trás' (de uma cidade ou porto). ... Trata-se, portanto, da área de influência de uma cidade portuária que, por concentrar significativa atividade económica, pode engendrar uma rede urbana, constituída por centros urbanos menores.