O seu interior é revestido por membranas mucosas. Quando saudáveis, o revestimento da boca (mucosa bucal) é de cor rosa avermelhada. As gengivas são de cor rosa mais pálido e se encaixam firmemente ao redor dos dentes. O palato, que é o céu da boca, divide-se em duas partes.
Manchas pretas na boca podem ter várias causas, como bolhas ou hiperpigmentação. Em casos raros, elas podem indicar algo mais sério, como câncer de boca. Muitas condições inofensivas podem causar o desenvolvimento de uma ou mais manchas pretas na boca.
O suco de limão é um dos agentes clareadores mais eficientes. Aplique o suco de limão em volta da boca e lábios, sobre a pele escura e esfregue suavemente. Deixe passar a noite inteira e lave pela manhã. Em breve, você obterá excelentes resultados ao se livrar das manchas ao redor da boca.
Isso pode ser um sinal de que o coração está sem força para bombear o sangue. Esse também é um dos sintomas, que pode vir acompanhado de um cansaço durante esse período do dia. Já a cor roxa nos lábios pode ser sintoma de uma cardiopatia congênita (anormalidade na estrutura do coração).
Lábios pálidos ou descolorados Esse aspeto pode ser sinal de anemia, de doenças cardíacas que dificultam a circulação do sangue, ou de doenças pulmonares que comprometem a oxigenação do sangue. Se a cor dos lábios estiver amarelada, pode indicar alguma doença no fígado.
A origem da descamação labial pode ser atribuída à exposição solar, ao clima frio e seco ou, então, a uma reação alérgica a cosméticos, cremes dentais e alimentos.
Segundo dados do Hospital Sírio-Libanês, o lábio leporino, na grande maioria dos casos, é resultado da combinação da suscetibilidade genética a fatores ambientais, que ainda permanecem controversos entre os médicos, mas acredita-se que o consumo de álcool e cigarro, além de deficiências nutricionais durante a gestação, ...
É uma abertura no lábio ou no palato, podendo ser completa, lábio e palato. Essas aberturas resultam do desenvolvimento incompleto do lábio e/ou do palato (céu da boca), enquanto o bebê está se formando, antes de nascer. O lábio e o céu da boca desenvolvem-se separadamente durante os três primeiros meses de gestação.
No Brasil, um a cada 650 bebês nasce com fenda nos lábios ou no palato. A fissura, conhecida como lábio leporino, surge entre a 8ª e a 12ª semana de gravidez, quando ocorre uma falha na união das diferentes estruturas que formam a face.
Segundo ela, filhotes com essa condição podem até sobreviver e chegar à vida adulta, mas necessitam de um acompanhamento muito de perto dos tutores, que devem alimentá-lo de duas em duas horas. “Mesmo realizando o procedimento indicado pelos médicos ao pé da letra, é bem comum que o animal não resista e morra.
O tratamento para a fenda palatina é unicamente cirúrgico. A cirurgia normalmente é feita quando o animal alcança uma idade segura para ser exposto à uma anestesia. Isso quem determinará é o médico veterinário que estará à frente do caso.
O alimento mais importante que os pequenos devem receber logo após o nascimento é o colostro, o primeiro leite produzido pela cachorra. Trata-se de um alimento completo e riquíssimo, que ajuda a constituir a defesa do organismo para proteger o cão de doenças.
O leite de soja também não deve ser consumido por cães. Além de acarretar diarreia e outros problemas gástricos, pode desencadear reações alérgicas de natureza dermatológica, ou seja, problemas na pele. Às vezes, a mãe não é capaz de amamentar os filhotes até a idade ideal, principalmente se a ninhada for muito grande.
Os únicos alimentos indicados para os filhotes recém-nascidos são o leite materno e substitutos do leite materno. Dar leite de vaca para cachorro faz parte de um senso comum; afinal, trata-se de uma fonte importante de cálcio e energia para proporcionar um crescimento saudável.
Se não for possível comprar leite de cabra ou de ovelha integral, procure optar por leite A integral de vaca, não submetido ao processamento UHT – como os das marcas Xandô ou Leite da Fazenda. São opções mais nutritivas, com um perfil de proteínas mais adequado às necessidades de carnívoros como os cães e os gatos.
A veterinária da Petz Juliana Cury Legname concorda e acrescenta que o leite de vaca não traz benefícios aos cães. Além disso, muitos pets são intolerantes à lactose. “O leite de vaca contém um açúcar chamado lactose que requer uma enzima chamada lactase, produzida na mucosa intestinal, para ser hidrolisado e digerido.
Cuidados ao dar leite para cachorro
Tem que ter cuidado ao oferecer o leite de vaca ou outro de consumo humano, como o de cabra, para o cachorro. Apesar de não ser proibido, os veterinários alertam para o fato de que cães podem ter intolerância à lactose e isso pode atrapalhar a digestão.
Logo na primeira semana, o filhote deve se alimentar com 13 ml de leite a cada 2 horas. Já na segunda semana, o recomendado é que seja 17 ml a cada 3 horas, e na terceira semana 20 ml nesse mesmo intervalo de tempo.
A dosagem indicada é de 1 medida do Pet Milk a cada 20ml de água morninha para animais até 10 dias de vida, e 1 medida dosadora a cada 15 ml para filhotes com mais de 10 dias de vida.