A capacidade organizacional é determinada pelos recursos humanos, pelos recursos materiais e financeiros, pelas relações internas/externas e por uma postura de aprendizagem com os resultados. A capacidade organizacional é a aplicação de forma estratégica das competências de cada organização.
Capacidade organizacional é aquela obtida pelas empresas como resultado da soma das competências individuais das pessoas, qualquer que seja o setor ou área. As competências estão diretamente relacionadas ao desempenho no trabalho, associando conhecimentos, habilidades e atitudes das pessoas ao resultado que entregam.
Chiavenato (2010) define que as competências individuais é a fusão do conhecimento, habilidade e atitude que podem ser definidas com o propósito de integrar e convergir em uma determinada tarefa.
As competências possuem três elementos: conhecimentos (o saber), habilidades (o saber-fazer) e as atitudes (o querer-fazer).
Essas competências dividem-se em: Competências individuais, referentes aos conhecimentos, habilidades e atitudes que cada colaborador possui. Competências funcionais, referentes aos conhecimentos, habilidades e atitudes que cada função/cargo da empresa requer.
Como identificar as competências que faltam para você subir na carreira
40 habilidades para currículo