O esgotamento psicológico pode acontecer a qualquer pessoa que experimente estresse de longo prazo. Pode fazer você se sentir oprimido e emocionalmente esgotado, e fazer com que suas responsabilidades e problemas pareçam impossíveis de superar.
O melhor de tudo é que você pode praticá-la todos os dias! Somente alguns minutos de agradecimento pelas coisas boas do seu dia e/ou da sua vida são suficientes para promover o bem-estar. É especialmente eficaz para melhorar os dias mais cansativos.
Técnicas de relaxamento que são cientificamente reconhecidas por reduzir o estresse e a ansiedade.
Você já ouviu falar sobre a importância da alimentação saudável, exercícios físicos, momentos de lazer com amigos, hobbies e rotina do sono, certo?
Exigimos muito de nós mesmos, cada vez mais. Queremos viver com boa saúde, fazer exercícios físicos para cuidar de nosso corpo, ter uma casa perfeita, nos destacar em nosso trabalho, criar os filhos/as perfeitos/as com as comidas mais saudáveis e as melhores atividades extracurriculares, estar próximo de nossas famílias... E além de tudo isso, queremos ter tempo para descansar e desfrutar de alguns momentos de lazer.
O esgotamento mental ou fadiga emocional é um estado de exaustão que alcançamos quando nos sentimos sobrecarregados por uma série de circunstâncias, como o trabalho, os conflitos, as responsabilidades, etc. Sendo este esgotamento mental, não podemos solucionar com alguns dias de descanso, como o esgotamento físico.
As amizades que cultivamos são importantes para a nossa saúde mental. Quando nos relacionamos com pessoas alegres e de bem com a vida, um pouco da positividade delas passa para nós. Afinal, elas só têm coisas boas a fazer e a dizer!
Coloque, então, um ou alguns desses hábitos em prática em sua rotina diária a cada semana. Assim, você consegue fazer as mudanças necessárias de forma natural!
O mesmo acontece na situação contrária, quando nos relacionamos com pessoas inconvenientes. A influência em nosso bem-estar é tanta que podemos nos encontrar presos em um relacionamento abusivo sem perceber.
Aprender a reconhecer os sinais que indicam a presença de um esgotamento emocional, pode ajudar a identificar de forma mais precoce a presença de transtornos psicológicos e estabelecer um tratamento rapidamente, evitando o surgimento de uma depressão.
O esgotamento psicológico é geralmente o resultado de estresse de longo prazo. Quando você está continuamente lidando com coisas que ativam a resposta do seu corpo ao estresse, seus níveis de cortisol permanecem altos. Eventualmente, isso começa a interferir nas funções normais do corpo, como digestão, sono e sistema imunológico.
De preferência, os momentos de descontração devem ser compostos por atividades divertidas, não somente de relaxamento. Por exemplo, uma partida de futebol ou de vídeo game, uma caminhada ao ar livre, uma saída para jogar boliche, entre outras atividades que exercitem o cérebro.
O estresse é algo que todo mundo experimenta de vez em quando. É a resposta natural do nosso corpo a situações positivas e negativas que são novas, emocionantes ou assustadoras.
Entre os muitos benefícios da terapia, estão o manejo do estresse e das emoções — duas habilidades essenciais para driblar a negatividade presente na nossa sociedade atual.
Este artigo é meramente informativo, em Psicologia-Online não temos a capacidade de fazer um diagnóstico ou indicar um tratamento. Recomendamos que você consulte um psicólogo para que ele te aconselhe sobre o seu caso em particular.
>>> Veja também: Pensamentos ansiosos: conheça os mais comuns
A Associação Americana do Sono descobriu que adultos que dormem menos de oito horas por noite relatam níveis mais elevados de estresse do que aqueles que dormem oito horas. A falta de sono afeta nosso humor e nossa capacidade de enfrentar desafios.
Antes de conferi-las, porém, você precisa estar consciente que o seu comprometimento com o seu bem-estar é o aspecto mais importante no combate e prevenção. É normal as pessoas ignorarem os sinais de mal-estar para seguirem com seus estilos de vida nocivos à saúde.
Essa resposta biológica resulta em uma onda de hormônios do estresse, incluindo adrenalina e cortisol. Esse aumento de hormônios nos ajuda a reagir rapidamente às ameaças percebidas e às situações de alta pressão que exigem raciocínio rápido. Assim que o estressor for removido, seu corpo deve voltar ao normal.
"Se um deles estiver baixo, mas o outro estiver em boas condições, você provavelmente será capaz de enfrentar desafios. Mas, se os dois estiverem baixos e você não tiver mais reservas para usar, é aí que os problemas podem começar."
Dicas para melhorar a resistência
Nessa prática você deve inspirar contando até 3. Segure o ar contando até 3. Depois, expire pela boca contando até 3 e, em seguida, permaneça sem ar pelo mesmo período de tempo. Repita o processo até sentir que está mais relaxado.
A asma induzida por exercício físico é um tipo de asma que surge após fazer alguma atividade física vigorosa, como correr ou nadar, provocando o surgimento de sintomas como falta de ar, chiado ou tosse seca, por exemplo.
Quanto mais as fibras musculares se esforçam para realizar uma tarefa, mais elas consomem o oxigênio trazido pela corrente sanguínea. Isso obriga os pulmões a trabalhar em ritmo acelerado, já que são eles os responsáveis pela oxigenação. O coração também acelera, pois precisa bombear o sangue com mais vigor.
O sedentarismo faz minguar as estruturas e funções orgânicas levando aqueles que não se exercitam a atrofias orgânicas e deficiências funcionais. Não "mexer o corpo" ao longo da rotina contribui, por exemplo, para a demora na detecção da falta de ar.