Os aminoácidos chamados essenciais são aqueles que não podem ser sintetizados endogenamente e devem ser obtidos a partir do alimento, já os aminoácidos não essenciais são aqueles que o organismo é capaz de sintetizar.
No entanto, desses aminoácidos, o organismo humano não consegue sintetizar (produzir) nove deles: histidina, lisina, leucina, metionina, isoleucina, fenilalanina, treonina, triptofano e valina. Por essa razão, eles são chamados de aminoácidos essenciais e devem ser são obtidos obrigatoriamente na alimentação.
Existem ainda os aminoácidos essenciais ocasionais, o que significa que são produzidos por organismos saudáveis, mas em determinadas situações de patologias, nosso corpo pode não produzi-los. São eles: cisteína, glicina, prolina e tirosina.
Alguns alimentos como as carnes magras, os ovos, o leite e seus derivados contêm os nove aminoácidos essenciais e também os 11 não essenciais que nosso organismo requer para funcionar corretamente.
Arginina Caju, avelã, coco, girassol, sementes de gergelim, peixe e germe de trigo podem ser fontes de arginina, um excelente aminoácido para cabelos.
4 aminoácidos que otimizam os treinos
Os aminoácidos essenciais são necessários para processos vitais como a construção de proteínas e a síntese de hormônios e neurotransmissores. Eles também podem ser ingeridos na forma de suplemento para aumentar o desempenho atlético ou melhorar o humor.
Os principais suplementos para ganhar massa magra em homens e mulheres são:
7 aminoácidos que ajudam você a perder peso
A cafeína é um dos suplementos para emagrecer. Presente em muitos produtos popularmente conhecidos como “queimadores de gordura”, a cafeína estimula a quebra da molécula de gordura e aumenta a performance durante a prática de atividades físicas aeróbicas ou atividades de força. A dose ideal pode variar.
Os cinco melhores suplementos alimentares para quem quer emagrecer
Os melhores whey protein para emagrecer são os whey isolado e Hidrolisado. O whey protein isolado possui muito menos gordura e carboidrato do que sua versão mais comum, o concentrado, além de menos lactose que pode causar desconfortos para aqueles com tolerância aos produtos derivados do leite.
Apesar de ser muito utilizado para complementar os treinos de hipertrofia, o whey é também bastante eficaz para quem quer emagrecer porque ele ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, proporcionando sensação de saciedade de forma mais eficaz que as outras proteínas.
5 dicas de como tomar o whey protein para emagrecer.
Quando tomado pela manhã, por exemplo, o whey pode contribuir para a redução de peso corporal e diminuição do apetite durante o dia. Desta forma, é uma indicação interessante para quem quer perder peso. Já quando ingerido antes de dormir, previne a perda de massa (catabolismo) que pode acontecer durante o sono.
Ele tem início imediatamente após um treino e pode durar até 72 horas ou mais, dependendo da intensidade e duração do exercício realizado.