5 pratos para comer em Santa Catarina
Entre as festas religiosas catarinenses tradicionais destacam-se: a procissão do Senhor Jesus dos Passos, a festa de São Sebastião, a festa do Divino Espírito Santo (festa móvel, com três dias de duração) e a procissão de Santa Catarina (padroeira do estado).
Os casarões portugueses do Litoral, a arquitetura em estilo enxaimel no Vale do Itajaí e no Norte do Estado e as tradições italianas ainda fortes no Oeste são exemplos concretos da diversidade cultural catarinense, hoje enriquecida com a soma de novos sotaques e costumes daqueles que escolheram Santa Catarina para ...
Laguna - Tombado pelo Iphan em 1985, o centro histórico da cidade formou-se a partir do porto original onde estão cerca de 600 imóveis - foi a terceira povoação portuguesa no litoral de Santa Catarina. De seu extenso território original desmembraram-se duas capitais: Florianópolis (SC), e Porto Alegre (RS).
Santa Catarina possui diversos sítios e museus arqueológicos que preservam relíquias pré-históricas, artefatos de pedra lascada e de pedra polida, ossadas e fósseis. Os sambaquis (locais onde os índios processavam alimentos e sepultavam os mortos) também são destaque no estado.
O Moinho Joinville agora é patrimônio histórico da cidade catarinense. O tombamento foi confirmado pela portaria da Secretaria de Cultura e Turismo de Joinville, nesta quarta-feira (11). O tombamento definitivo foi realizado em acordo junto ao proprietário do local.
Atualmente, o Centro de Joinville tem 50 imóveis na lista de tombamento da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) de Joinville, além de um painel (na fachada do Sesi, na rua Ministro Calógeras); um pano de cena, de propriedade da Sociedade Harmonia Lyra; uma paisagem (a rua das Palmeiras) e uma chaminé (parte ...
Laelia purpurata Lindley variedade
Bandeira de Santa Catarina
Imbúia
Buganvílea
Cruz Helvética e o Leão Norueguês, símbolos extraídos das Armas da Suíça e Noruega. Cruz de Oldenburgo e Águia da Prússia, recordando, como no 3º Quartel, a procedência dos fundadores e povoadores da antiga Colônia Dona Francisca.
1º – São símbolos estaduais: a bandeira, as armas, o hino e os solos, extintos pela Constituição Federal de 10 do novembro... Parágrafo único – Fica revalidada a legislação estadual vigente, referente aos símbolos estaduais e seu uso.
A Âncora simboliza local com segurança conforme as tradições navais; A Águia representa as forças produtoras; O Escudo polonês contém a data da implantação da República em Santa Catarina, em 17 de novembro de 1889; O Ramo de Trigo simboliza as lavouras do interior.
Santa Catarina é uma das 27 unidades federativas do Brasil, localizada no centro da região Sul do país. É o vigésimo estado em área territorial e o décimo-primeiro mais populoso do país.
Os principais centros industriais de Santa Catarina são: Joinville e Blumenau. Joinville - tem caráter diversificado, com fábricas de tecidos, de produtos alimentícios, fundições e indústria mecânica.
O barrete frígio na cor vermelha simboliza a república, pois faz referência aos franceses que lutaram pela implantação do regime republicano em seu país e que também usavam o acessório dessa cor.
Formas geométricas na Bandeira Nacional A bandeira nacional é formada por um retângulo verde e sobre ele estão as seguintes formas geométricas: Losango: representação da mulher como mãe, esposa, irmã e filha. Círculo azul: emblema antigo usado pelos romanos e que remete ao céu e à perfeição.
Floresta Tropical Atlântica
clima subtropical úmido