O Cuidado na Enfermagem manifesta-se a princípio na preservação do potencial saudável dos cidadãos e depende de uma concepção ética que contemple a vida como um bem valioso em si. Por ser um conceito de amplo espectro, pode incorporar diversos significados.
CAMPBELL(3), denomina conduta como "intervenção de enfermagem" e a define como a "ação singular do enfermeiro para resolver, diminuir ou preve- nir as necessidades que são inferidas pelos problemas do paciente.
Executar ações assistenciais de enfermagem, sob supervisão, observando e registrando sinais e sintomas apresentados pelo doente, fazendo curativos, ministrando medicamentos e outros. 2. Executar controles relacionados à patologia de cada paciente.
Conheça os 5 erros que todo enfermeiro precisa evitar!
Os resultados demonstraram que os principais erros de medicação que ocorrem em hospitais são forma farmacêutica e doses incorretas, ausência de orientação a respeito de medicamentos, falta de identificação do paciente, omissão de medicamento prescrito, dispensação de medicamento não prescrito e medicamento dispensado ...
Constatou-se que os erros relacionados à prescrição/transcrição dos medicamentos foram os mais citados pelos profissionais. A falta de atenção, falhas individuais e problemas na administração dos serviços constituíram importantes atributos das causas dos erros.
A atenção no preparo do medicamento é de fundamental importância na prevenção de erros na medicação. Estudo (1) revelou como fatores de risco que podem levar à ocorrência de erros na administração de medicamentos: falta de atenção ou distração, cansaço, estresse e negligência.
Como barreiras de prevenção para minimizar o risco de erros na administração de medicamentos, podemos citar: padronização desde a compra seguida do cadastro e prescrição do medicamento, restrição de acesso aos medicamentos, rótulos e alertas automatizados e verificação em dupla checagem por profissionais diferentes ...
Quando a prescrição possui medicamentos potencialmente perigosos/alta vigilância, os erros ocasionados pela legibilidade inapropriada podem ser graves, e até fatais22,23. Recomenda-se a utilização de prescrições digitadas e eletrônicas como forma de melhorar a legibilidade das mesmas.
Os erros se concentraram principalmente nos medicamentos heparina, fentanil e midazolam; e os setores de tratamento intensivo e a neurologia apresentaram maior número de erros por prescrição. Observou-se o uso intensivo e sem padronização de abreviaturas.
Segundo o médico, a prescrição indevida e o uso impróprio do remédio começaram a tornar as bactérias mais resistentes pelo contato excessivo com os antibióticos. Quando aparece uma infecção, as medicações já não são suficientes para combater as bactérias, e as infecções podem evoluir para casos mais graves.
Podemos destacar 03 tipos de sistemas de dispensação de medicamentos, sendo: