EQST

Quais Os Fundamentos Da Democracia Grega?

Quais os fundamentos da democracia grega?

A liberdade e a igualdade constituíram a essência dessa democracia expressa através de três princípios básicos: isocracia, isonomia e isegoria. A isegoria, a isonomia e a isocracia eram traços fundamentais do regime democrático ateniense.

Como era a sociedade da Grécia antiga?

A Grécia Antiga era politeísta, ou seja, a sociedade grega idealizava seus próprios deuses que possuíam atributos físicos e comportamentais humanos ou animais. Cada pólis (cidade) tinha o seu deus protetor e o Monte Olimpo era considerado pelo gregos como a casa de todos os seus deuses.

Quais eram as características geográficas da Grécia antiga?

As condições geográficas da Grécia Antiga eram basicamente de uma série de cadeias montanhosas que separavam as cidades, além de um conjunto com cerca de 3 mil ilhas, o que favorecia a formação das cidades-estado.

Quais são as principais características da democracia na Grécia antiga?

A democracia ateniense estava baseada em três princípios: isegoria, isonomia, isocracia, ou seja, todos os cidadãos tinham direito à palavra nas assembleias, eram iguais perante à lei e participavam de forma igualitária nas decisões públicas.

Como era o funcionamento da democracia ateniense?

Na democracia ateniense, os cidadãos eram iguais perante as leis, considerando-se como cidadão o homem com mais de 18 anos, nascido em Atenas e filho de pais atenienses. As duas principais instituições dessa democracia eram a Bulé, o conselho que formava as leis, e a Eclésia, a assembleia que tomava as decisões.

Quais são as semelhanças entre a democracia ateniense e a democracia brasileira?

A principal semelhança é que as duas são uma democracia rica e todos os seus cidadãos podem votar,lá em Atenas só o que eu falei são considerados cidadãos.

Quais são as características da democracia ateniense?

Características da Democracia Ateniense:> o poder de governar pertence ao povo, isto é, ao conjunto dos cidadãos; > igualdade de direitos de todos os cidadãos; > Péricles determinou que os cargos públicos fossem pagos, de forma que todos os cidadãos, mesmo os mais pobres, os podessem exercer; > qualquer cidadão podia ...

Como foi a consolidação da democracia grega?

A formação da democracia ateniense baseou-se em diversos fundamentos, estruturas e organizações que se consolidaram ao longo de períodos anteriores da história da Grécia. Um bom exemplo disso é formação das poleis, conhecidas como cidades-Estado, que se consolidaram já no final do período Arcaico.

Qual a diferença entre a democracia grega e atual?

A democracia grega e a democracia atual são bem diferentes. Na Grécia Antiga, apenas cidadãos, ou seja, só homens podiam votar. Diferentemente de hoje, no qual todo cidadão, tanto homem quanto mulher podem votar.

Quais as principais diferenças entre a democracia de Atenas é a democracia que temos hoje?

A principal diferença é que a democracia ateniense era direta, isto é, os cidadãos se reuniam em assembléias e discutiam as leis e o futuro das poleis (cidades - estado gregas). ... Alem disso, a democracia ateniense era excludente: excluía escravos, mulheres, estrangeiros.

Quais eram as diferenças existentes entre a democracia romana e a grega?

De qualquer maneira, foram diferentes na medida que a Democracia grega era limitada a algumas Cidades-Estado, enquanto que o modelo republicano dos romanos era, por meio das conquistas militares, imposto a uma série de outros povos.

Quais são as principais diferenças entre a democracia antiga e a democracia moderna?

Na democracia dos antigos, tinha a participação direta dos cidadãos nas tomadas de decisão, enquanto na democracia dos modernos, quem toma a decisão é o representante dos cidadãos.

Quais as principais diferenças e semelhanças entre a democracia clássica e a contemporânea?

Em Atenas, a democracia era de forma direta. ... Já na democracia contemporânea, trata-se de uma democracia representativa. Aqui no Brasil, por exemplo, elegemos um candidato através das urnas para nos representar, ou seja, não temos participação direta.

Quem eram os incluídos e excluídos da democracia ateniense Grécia antiga?

I. Na democracia ateniense, nem todos são cidadãos. Mulheres, criança, escravos e estrangeiros são excluídos da cidadania.

Quem eram os excluídos da democracia ateniense na antiguidade Brainly?

Resposta. A democracia ateniense visava que apenas homens, maiores de idade, de boa família e nascidos em Atenas podiam exercer direitos políticos. Dessa forma, eram excluídos as mulheres, os estrangeiros, os escravos e os homens de baixa renda.

Quem podia se candidatar na Grécia antiga?

Somente os homens livres, de pai e mãe ateniense, maiores de 18 anos e nascidos na cidade eram considerados cidadãos. As mulheres, escravos e estrangeiros não desfrutavam de nenhum tipo de participação política.