Locar e marcar a direção das paredes, vãos de portas e shafts utilizando a linha traçante (também chamado de “cordex” - Figuras 7, 8, 9 e 10). Conferir referências com o gabarito de marcação ou locação da obra. A marcação das paredes perpendiculares pode ser feita usando as medidas: 3, 4 e 5 (Figuras 11 e 12).
JUNTA DE AMARRAÇÃO – Junta de amarração é um tipo de colocação de tijolos em que um trava o deslocamento do outro. Existem alguns tipos, como a junta de amarração simples, a junta de amarração francesa etc. JUNTA DE ASSENTAMENTO – Junta de assentamento são frestas (espaçamentos) regulares entre placas cerâmicas.
O primeiro bloco deve ser colocado e pressionado fortemente contra o pilar, com uma junta de 15 a 25 mm (de acordo com o projeto). Note que a argamassa deve ser colocada no bloco em toda a sua face. Repita esse procedimento nos primeiros blocos (os que se ligam ao pilar) em todas as fiadas.
A cinta de amarração é um elemento estrutural que se usa em edificações planas ou em construções onde não se prevê a construção de uma laje. Como o nome indica, serve para “amarrar” a alvenaria, ou os tijolos entre si, para que passem a trabalhar em conjunto conferindo maior solidez.
Os principais materiais para executar uma parede de alvenaria é o tijolo cerâmico ou o bloco de concreto.
Como Levantar uma Parede: Entenda os Tipos de Materiais
Continue a leitura e fique por dentro do assunto!
4 documentos necessários para iniciar uma obra de construção...
Dicas para construir uma casa pequena
Veja, abaixo, as etapas de um projeto de construção para organizar um planejamento de obras eficiente.
Como fazer orçamento de obra: o que você não pode deixar de fora
O planejamento de obras é uma etapa desafiadora que envolve a escolha de tecnologias, atribuição de funções, estimativa de mão de obra, materiais, equipamentos, além das possíveis interações entre essas recursos. Por isso, um planejamento ideal evita surpresas no tempo de execução e no orçamento da obra.
O profissional responsável pelo planejamento deve elaborar uma série de estudos e cálculos para avaliar em que circunstâncias a construção do empreendimento é mais rentável e econômica, tudo de acordo com as políticas internas da empresa e das leis em vigor na região onde a obra acontecerá.