merovíngios
Clóvis
A cada vitória dos seus exércitos,os reis francos entregavam o comando das terras conquistadas aos clãs guerreiros!
Resposta. Primeiramente foram organizados pela dinastia Merovíngia, resultando numa grande expansão territorial e fortalecimento da igreja. Consequentemente, o espalhamento do poder católico acabou enfraquecendo os reis, e assim, o poder passou a ser exercido pelos mordomos do paço ("braço direito do rei").
Foi o rei Clóvis I o responsável pela conversão dos francos ao cristianismo. Segundo historiadores, o batismo do rei ocorreu após o casamento com a princesa Clotilde Borgonha (457 - 545) e após a vitória contra os alemães, em 496, atribuída à vontade divina.
Carlos Magno
Resposta: O Reino franco acabou quando Luis - O Piedoso, filho de Carlos Magno faleceu, e o império foi dividido entre seus 3 filhos através do Tratado de Verdun. A autoridade real entrou em crise, condes, duques e marqueses usurparam os poderes reais e passaram a exerce-los em nível local, chamados de feudos.
dinastia merovíngia
Dinastia de Bourbon: 1589 - 1792
Reis de França
Luís XII (Loir-et-Cher, 27 de junho de 1462 – Paris, 1 de janeiro de 1515) foi o Rei da França de 1498 até sua morte. Era filho de Carlos, Duque d'Orleães, e Maria de Cleves, sucedendo seu primo Carlos VIII que havia morrido sem deixar herdeiros.
Durante seu reinado, Luís devolveu os Países Baixos Austríacos de volta a Áustria como parte do Tratado de Aquisgrão de 1748. Ele também cedeu a Nova França na América do Norte depois da Guerra dos Sete Anos em 1763. Ele acabou incorporando os territórios de Lorena e Córsega ao Reino da França.
Luís XIV
Na França revolucionária, a Assembleia Legislativa vota em 21 de setembro de 1792 a abolição da monarquia e estabelece a Primeira República. A decisão ocorre um ano depois de o rei Luis XVI relutantemente aprovar uma nova constituição que retirou dele muito de seu poder.
Seu atual rei é Filipe VI, que assumiu o trono em 2014, após a renúncia do seu pai, o rei Juan Carlos, que já estava na posição desde 1975. Eles pertencem à Casa Real de Bourbon, que surgiu em 1268, na França.
O rei não tinha mais poder real e ele só governava através dos príncipes. A fim de organizar a resistência contra os invasores, Carlos, o Careca criou grandes comandos militares que agrupavam vários municípios confiados a um príncipe com poderes administrativos e militares.
Países como França e Reino Unido tiveram importantes reis absolutistas, sendo o mais famoso deles o rei Luís XIV, que governou a França durante mais de setenta anos....As monarquias absolutas que existem atualmente são:
Na galeria baixo, confira os soberanos dos respectivos países:
A primeira vigora na Bélgica, Butão, Dinamarca, Espanha, Japão, Jordânia, Kuwait, Liechtenstein, Luxemburgo, Marrocos, Mônaco, Noruega, Países Baixos, Suécia e Tailândia, fora as nações sob o regime da família real do Reino Unido. São dois os países regidos por uma monarquia constitucional eletiva: Camboja e Malásia.
A Grã-Bretanha é uma ilha da Europa que abriga a Inglaterra, a Escócia e o País de Gales. O Reino Unido é um agrupamento político que congrega os países da Grã-Bretanha mais a Irlanda do Norte.
A Rainha Elizabeth é chefe de Estado do Reino Unido e de alguns países da Commonwealth (entre eles, a Austrália, o Canadá, a Jamaica e a Nova Zelândia). Porém, ela não possui poderes executivos ou legislativos, essa parte fica com o Parlamento.
Logo, os países do Reino Unido são aqueles que compõem a região também chamada de Grã-Bretanha. Situada na costa noroeste da Europa, é formada pela Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.