Pentatlo. O pentatlo era a prova nobre dos Jogos Olímpicos da Grécia Antiga e reunia, pela ordem, corrida (um stadion), lançamento de disco, salto em distância, lançamento de dardo e luta. As quatro primeiras provas eram classificatórias e chegavam à luta apenas os dois finalistas.
Os Jogos Olímpicos, no formato que conhecemos, foram disputados pela primeira vez em 1896 na cidade de Atenas, na Grécia. Mas a origem da Olimpíada vem da Antiguidade, época em que a competição significava um período de trégua num mundo recheado de guerras e conflitos.
Os primeiros registros que se tem jogo datam do ano 5 a.C, na Pérsia. Então, o pólo era um esporte praticado pelos soldados a guarda do rei e das tropas de elite do exército. E, como jogo-treino para a batalha armada, tendia a ser bem violento.
AS LUTAS NOS JOGOS OLÍMPICOS DA ANTIGUIDADE Considerava-se que tinha ocorrido uma queda quando as costas, ombros ou peito do adversário tinham tocado o chão. Antes de iniciarem a luta os concorrentes untavam o corpo com azeite e deitavam um pouco de terra para evitar que a pele se tornasse escorregadia.
O cavaleiro tinha que derrubar o oponente com um golpe de lança numa arena sem cair do seu cavalo. Conhecidos pelo nome de justas, esses torneios eram combates travados com armas especialmente modificadas para minimizar ferimentos.
Mas os grandes responsáveis pela introdução da modalidade no mundo esportivo foram os gregos. A luta começou a ser disputada nos Jogos da Grécia Antiga no século 7 a.C.. Ao longo dos anos e das edições das Olimpíadas, a modalidade foi evoluindo e ganhando particularidades.
Pré-História Os homens, nessa época, utilizavam a luta para brigar pela sua sobrevivência. A luta para eles era o meio mais natural e primitivo de ataque e defesa, sua finalidade era submeter, humilhar e até mesmo eliminar os seus adversários ou animais que representassem perigo (1).
Desde o início da história humana, as lutas já eram vistas como “arte de guerra”. Sendo assim, as lutas eram vistas como uma forma de: (1,0) * 1 ponto A) Diversão B) Cultura C) Combate D) Teatro. mariafernandacoimbra está aguardando sua ajuda.
Kung Fu
Elas surgiram como forma de defesa. O termo arte marcial surgiu na Roma antiga e está ligado a Marte, deus da guerra. É difícil saber quando as lutas chamadas de artes marciais surgiram. Elas foram criadas ao longo do tempo, conforme a evolução da sociedade e as necessidades de defesa que o ser humano passou a ter.
Artes marciais também são praticadas como modalidades de cunho esportivo, chamadas de desporto de combate, onde o objetivo principal são as competições (esportivo-competitivas). Existem diversos estilos, sistemas e escolas de artes marciais.
As lutas, hoje em dia, são tão procuradas quanto qualquer terapia para mantermos o corpo e a mente funcionado de forma saudável. ... Jiu jitsu, boxe, karatê, taekwondo, Krav Maga... Cada vez mais as academias de lutas recebem novos alunos em busca de esportes que proporcionam bem-estar físico e mental, além de disciplina.
Hoje, são vistas (principalmente no mundo ocidental) como esporte, e praticadas por estética. Com tradição milenar, jamais perderam a essência da defesa pessoal e o enfoque na formação do ser humano. ... A arte marcial de verdade, diferentemente do esporte, é equilíbrio, não tem preferência por golpe”.
Atualmente, a preparação física de lutadores em esportes amadores, dentre eles o Kung Fu modalidade Sanshou, é tradicionalmente feita com exercícios específicos (técnicas de socos, chutes e projeções), em geral utilizando o peso do próprio corpo baseado na experiência dos professores e sem nenhum tipo de embasamento ...
A arte marcial trabalha com quatro técnicas principais de luta: o Atemi-Waza, que consiste no treino de golpes de impacto como socos, chutes e bloqueios. O Kenjutsu, método de usar espada, o Kyujutsu, que pratica o manuseio do arco e flecha e o Nague Waza, que são as projeções, torções e arremessos.
As 10 artes marciais mais praticadas no mundo são: