1919
As primeiras organizações internacionais tiveram suas origens através das necessidades do que o mundo internacional vivenciava durante o século XIX. Tais organizações eram restritas a uma cooperação no domínio administrativo, ou seja, assumia nessa época uma forma de uniões administrativas.
As organizações políticas internacionais surgiram no contexto das duas guerras mundiais, tendo sido a Liga das Nações a primeira tentativa neste sentido, tendo surgido depois da Primeira Guerra para tentar evitar que algo do tipo acontecesse novamente (foi substituída, depois da Segunda Guerra, pela ONU).
As organizações internacionais são sujeitos secundários do Direito Internacional Público, isso significa que, segundo Soares (2002), são entidades criadas a partir da vontade de Estados, para defender seus interesses, e só então adquirem personalidade jurídica derivada dos mesmos.
As manufaturas surgiram durante a Revolução industrial. Eram pequenas oficinas já com produção em série, porém com trabalho praticamente manual. As fábricas ou indústrias tinham porte e mecanização muito maior.
A história da Administração surgiu a muitos séculos atrás, mais precisamente no ano 5.
A administração da produção existe desde sempre quando nossos antepassados polia pedra em busca de um utensilio mais eficaz. Nesta época não existia o comercio, os utensílios serviam apenas para quem os produzia. ... Com o surgimento da revolução industrial a produção artesanal entra em decadência.
A Administração da Produção ou Administração de operações é a função administrativa responsável pelo estudo e pelo desenvolvimento de técnicas de gestão da produção de bens e serviços.
Aprenda como administrar uma pequena empresa com dicas de empreendedores de sucesso
6 dicas de como fazer gestão de equipes
Confira as 5 etapas do processo de gestão estratégica
Entretanto, uma gestão eficaz deve estar apoiada em 5 pilares básicos, que são:
Ele tem que ser eficiente, ou seja, deve fazer as coisas de forma certa com o menor uso de recursos e tempo possível, tem que dominar o processo, ser habilidoso e rápido. Isso é eficiência, fazer as coisas de forma certa. É diferente de eficácia, que significa fazer com que as coisas certas sejam feitas.
Uma gestão de pessoas mais eficiente requer, portanto, a implantação de ações para atrair e reter esses talentos, incentivar a inovação, reduzir custos, alcançar resultados extraordinários, conquistar equipes de alta performance, otimizar processos e melhorar a produtividade de todos.