A retomada do comércio (com a reabertura do Mediterrâneo), o crescimento das cidades e a ascensão econômica da burguesia foram fatores que facilitaram o Renascimento.
Marcou a transição da Idade Média para a Idade Moderna. É considerado um movimento de transição porque conservou características da Idade Média ao mesmo tempo em que procurou estabelecer novos paradigmas e romper com a tradição medieval.
É com o Renascimento que surge a concepção de que o trabalho é inerente ao homem e a ideia de maestria, e perfeição do artesão, que se tornava um verdadeiro mestre ao dominar o ofício desponta. Houve mudanças no plano político, artístico, moral, no comércio e com isso a valorização do Homem (humanismo).
Leonardo da Vinci
Artistas do Renascimento
Alguns dos escritores mais importantes da Renascença foram Leonardo da Vinci , Michelangelo, Nicolas Machiavelli ou Martin Luther. O Renascimento foi um movimento cultural que viu a educação, literatura, arte e ciência florescer; Ele viu um influxo de novas idéias e novas práticas e deixou um legado cultural profundo.
A arte renascentista possuía características como: natureza e homem como centro das preocupações, utilização do chiaroscuro, perspectiva e proporcionalidade no intuito de produzir obras com rigor científico, representação das emoções do ser humano, racionalidade e idealização da harmonia e da beleza (arte greco-romana) ...
As características do Renascimento marcaram o movimento renascentista na Itália, no início do século XV. As principais características foram o humanismo, o antropocentrismo, o individualismo, o universalismo, o racionalismo, o cientificismo e a valorização da Antiguidade Clássica.
Mas o objetivo do artista renascentista não era de copiar a grandeza e excelência da arte Clássica, mas de igualar essas criações. Durante este período os artistas (das Belas-Artes) deixam de ser considerados meros artesãos e passam a ser vistos como homens intelectuais.
Resposta. A arte da transição da idade Média para a Moderna. Eles tentavam resgatar os valores culturais da antiguidade clássica. Arte, ciência e igreja se misturavam.