continente asiático
O desaparecimento do Mar de Aral, na Ásia Central, é uma das maiores catástrofes provocadas pelo homem do mundo. Para estimular o cultivo de algodão, políticas de irrigação agressivas implementadas pelos soviéticos transformaram 90% do que costumava ser o quarto maior lago do mundo em um deserto.
Tragédia ambiental O Aral começou a secar nos anos 1960, quando a União Soviética, da qual o Uzbequistão fazia parte, desviou o curso da água dos dois principais rios que abasteciam o mar com o objetivo de irrigar novas plantações de algodão.
Resposta: Um processo de desertificação, em razão da grande captação de água para a agricultura de países vizinhos a este.
O principal problema ambiental é o volume das águas ter diminuído. Uma das causas foram os desvios de água que foram feitos para a realização de diversas irrigações, ficou o sal e prejudicou o solo e os peixes. O Mar de Aral também está muito poluído, o solo próximo está com grande quantidade de agrotóxicos.
Com isso, observa-se a descida dos níveis de água, o grande declínio da pesca, degradação do ecossistema, tendo como consequências: deterioração do ambiente, falta de água para população, condição de saúde precária, sendo então, uma tragédia.
A areia poluída do leito seco do Aral voa quilômetros com o vento, afetando populações da área. O resultado disso foi o crescimento de incidências de doenças respiratórias, do fígado e dos rins e câncer da garganta e do esôfago. Para se ter uma ideia, a expectativa de vida da população local caiu de 65 para 61 anos.
A ação do homem tem acelerado a degradação da natureza. Desmatamentos, poluição de rios, mares e florestas, e o uso indevido da água e de energia, por exemplo, vêm provocando alterações diversas.
pois utilizaram a água dos rios que o formam para a irrigação de plantações, mas com a utilização da água foi feita sem planejamento atualmente o ecossistema dos rios que o constituem acabou diminuindo drasticamente seu nível de água, e com a utilização de agrotóxicos e fertilizantes sem planejamento acabou ...
O ponto de partida para a destruição do Mar de Aral ocorreu a partir da implantação do governo da ex-União Soviética, do cultivo de extensas áreas de algodão, com aplicação de agrotóxico e substâncias para desfolhar as plantas.
A salinização é um processo que ocorre gradualmente ao longo de meses de práticas agrícolas incorretas e se caracteriza pelo aumento da concentração de sal no solo. O desvio das águas dos rios Amu Dária e Syr Dária que desembocavam no mar de Aral é um exemplo dessas práticas agrícolas incorretas.
Resposta. O mar de Aral localiza-se na região da Ásia Central. Esse mar está secando por conta de ocorridos durante o período de existência da União Soviética, que desviou os rios que o abasteciam.
mar de Aral
Mesopotâmia é uma palavra de origem grega que significa “terra entre rios”. Trata-se de uma região desértica localizada entre os rios Tigre e Eufrates. Nos dias atuais, é território pertencente ao Iraque.
O mar Morto perdeu 35% da sua superfície entre 1954 e 2014, em grande parte por causa do aumento na captação das águas de seu afluente, rio Jordão, por parte das autoridades de Israel e Jordânia, única fonte de água doce da região, além da natural evaporação das suas águas. ... Já em 2014, o desnível era de 427 metros.
A alta concentração de sal faz com que as águas do Mar Morto apresentem alta densidade. Como água apresenta densidade superior ao corpo humano e de qualquer outro ser vivo, não é possível afundar no Mar Morto, o que representa um atrativo para a prática turística desenvolvida no local.
O mar Morto está morrendo lentamente. Seja pelo desvio da água de seu afluente, seja pelo clima árido do deserto, o fato é que o famoso mar Morto, fenômeno geológico único em todo o planeta, está morrendo aos poucos. O maior responsável pela redução drástica de suas águas é o ser humano.
1. Formou-se por causa de uma fenda na crosta terrestre. O Mar Morto surgiu porque a crosta da Terra foi esticada devido à formação de uma fenda naquele lugar. A superfície acabou afundando onde a crosta era fina, o que levou à formação do Mar Morto.
Por isso, quando os rios deságuam nos mares, suas águas carregam consigo mais íons e sais minerais provenientes das rochas por eles desgastadas, gerando acúmulo de sal novamente. De toda a água da Terra, 97,5% é água salgada.
Resposta. A água dos oceanos é salgada por vários motivos e têm várias origens: ... A chuva formou cursos de água que iam dissolvendo lentamente rochas ricas em cloreto de sódio, nas quais o sal comum é encontrado em abundância, e transportado para o oceano pelos rios.
O resultado para a água salgada acontece por meio dos íons que se soltam das rochas, que geralmente se localizam perto do rio ou do mar, e se unem ao cloreto de sódio, o famoso sal de cozinha, que é levado para a água tornando-a salgada. Assim, o sal se acumula graça ao processo de evaporação.
A crosta e o interior do planeta foram os principais responsáveis pela origem dos sais na água do mar. O intemperismo químico das rochas da crosta terrestre libera íons como sódio, magnésio, cálcio, potássio e estrôncio. Estes íons são lixiviados para os rios, sendo posteriormente transportados para o oceano.
Assim, a facilidade com que elas flutuam depende da densidade deste fluido, ou seja, a água salgada é mais densa e, portanto exerce mais força no corpo que está flutuando. Em locais de água muito salgada (Mar Morto, em Israel, por exemplo) a flutuação é muito grande, já que a densidade da água nesse caso é mais alta.