Como um revestimento, as argamassas devem produzir uma camada com as seguintes características:
Argamassa AC1: indicada para assentamento de pisos e revestimentos cerâmicos de até 60 cm x 60 cm, em área interna, ou ainda argamassa para porcelanatos com baixo índice de absorção. Argamassa AC2: tem propriedades que suportam os efeitos de variações de temperatura, umidade e ação do vento.
O produto é estabelecido em três tipos principais: ACI, ACII e ACIII. O primeiro é indicado para assentar peças cerâmicas em áreas internas e molháveis (cozinha, área de serviço e banheiro), pois resiste à umidade e à temperatura habitual desses espaços.
O que diferencia uma de outra é o consumo de cimento, a quantidade ou tipo de aditivo, que determina quanto a argamassa é aderente e resistente à água. Então, temos que, em termos crescentes de aderência, AC1 < AC2 < AC3 ( AC-I < AC-II < AC-III ). ... São argamassas com tempo em aberto (open time) maior.
As principais utilizadas atualmente no mercado da construção são: argamassa colante, argamassa de grauteamento, argamassa de assentamento, argamassa de revestimento e argamassa para pisos. Conheça um pouco sobre cada um desses tipos e para quais aplicações essas argamassas são direcionadas, respectivamente.
Tipo de argamassa é indicada para revestimentos interno e externo como camada de regularização. O cuidado antes de aplicar a argamassa na parede, faz toda a diferença. ... Outro tipo de argamassa é aquela indicada para revestimentos tanto interno quanto externo como camada de regularização, seja ela emboço ou camada única.
O primeiro ingrediente a entrar na masseira é a areia. Em seguida, acrescente o cimento e comece a misturar sem água, com o auxílio de uma enxada ou pá, até ficar uniforme. Se o tipo de argamassa precisar de cal, faça o mesmo procedimento e jogue o material por último sobre a areia já misturada com o cimento.
Como preparar mistura para concreto?
Aplicar a massa fina com pigmento Pó Xadrez®, misturados na proporção de 1 parte de pigmento para cada 10 partes de massa fina. Aplicar com desempenadeira seguindo as instruções da fábrica da massa fina. A vantagem é que reduz custo de pintura e dá acabamento uniforme e já colorido.
Para obter o concreto colorido, basta adicionar o pigmento – sólido (embora também exista sob a forma de lama) e disponível nas cores básicas ocre, vermelha, marrom e preta – no concreto, durante a execução na betoneira.
Para assentamento de cerâmicas: argamassas AC1, AC2 e AC3* são as mais recomendadas, nas cores cinza ou branca. Para assentamento de granito: AC2* em superfícies que não receberão tinta.
Faça uma mistura com cimento e Xadrez na proporção: 1 caixinha de 500 g de Pó Xadrez para cada 10 kg de cimento ou, se desejar obter cores mais claras, utilize cimento branco e reduza a quantidade de Pó Xadrez. Misture bem até a cor ficar homogênea.
As diferenças de tonalidades do cimento vão de um cinza mais claro para um mais escuro e até mesmo um cinza esverdeado ou puxando para o marrom. E como cada fabricante possui um fornecedor diferente de matérias-primas, um mesmo tipo de cimento pode apresentar diferentes tonalidades de acordo com o fabricante.
Apartamento com paredes em concreto combina tons de cinza, azul e mostarda
Quando pensamos em concreto, a cor cinza geralmente nos vem à cabeça. O traço tradicional do concreto, que leva cimento, brita, areia e água pode apresentar variações por conta dos seus elementos compositivos, mas sempre varia entre o cinza claro e o escuro.