LAN – Rede Local As chamadas Local Area Networks, ou Redes Locais, interligam computadores presentes dentro de um mesmo espaço físico. Isso pode acontecer dentro de uma empresa, de uma escola ou dentro da sua própria casa, sendo possível a troca de informações e recursos entre os dispositivos participantes.
LAN significa Local Area Network, ou seja, rede local de computadores. LAN house é o estabelecimento no qual é oferecido o uso destes computadores ligados em rede para acesso à Internet e programas em geral, como os jogos eletrônicos e/ou soluções de escritórios.
Dentre os tipos de rede, essa é a configuração típica de uma rede local (LAN – Local Area Network). ... Quando não são usados cabeamento, temos o que conhecemos como WLAN (Wireless Local Network). Nesse caso, as ondas de rádio são usadas para conectar dispositivos pela rede.
Acrónimo da expressão inglesa Wide Area Network (r... Dois ou mais computadores ligados por meio de cabo...
WAN é Wide Área Network. Significa uma rede que cobre uma área física maior, como o campus de uma universidade, uma cidade, um estado ou mesmo um país. É usado freqüentemente nas configurações dos roteadores para se referir à rede externa à empresa, que não é considerada parte da LAN, como foi dito acima.
Uma rede de longa distância ou rede de área alargada (em inglês: wide area network, sigla WAN) é uma rede de computadores que abrange uma grande área geográfica, com frequência um país ou continente. Difere, assim, da Rede pessoal (PAN), da Rede de área local (LAN) e da Rede de área metropolitana (MAN).
As WANs normalmente transportam vários tipos de tráfego, como voz, dados e vídeo. Aqui estão as três principais características das WANs: As WANs normalmente conectam dispositivos separados por uma área geográfica maior do que a que pode ser atendida por uma rede local.
Uma rede de área ampla (WAN) é uma rede de dispositivos, redes locais (LANs) ou redes de área metropolitana (MANs), que são conectados através de linhas de comunicação com ou sem fio. Uma rede privada virtual (VPN) conecta diferentes sites WAN.
Para longas distâncias em ambientes externos, as alternativas são um pouco diferentes. Quando há a opção do cabeamento, é recomendado usar a fibra óptica, já que cabos de rede normais (de par trançado) tem extensão máxima de cerca de 100m, enquanto um cabo de fibra óptica pode alcançar centenas de quilômetros.
Os sistemas de transmissão utilizam meios para o envio das informações, estes meios podem ser de dois tipos: meios físicos, por exemplo, cabo coaxial e fibra óptica, e meios não-físicos, o espaço livre.
CATEGORIA 5: É a mais utilizada, pois possui com qualquer placa de rede. A categoria reconhecida pela TIA atualmente é a CAT5e, que pode ser usado para frequências até 125 MHz. CATEGORIA 6: Trabalha com a frequência de 250 MHz, mas seu alcance é de apenas 55 metros (a CAT6a permite até 100m).
Cabeamento UTP O cabo UTP é geralmente terminado com um conector RJ-45 especificado pela ISO 8877. Esse conector é usado para uma gama de especificações de camada física, uma delas é a Ethernet. O padrão 568 da TIA/EIA descreve os códigos de cor dos fios para atribuições de pino (pinagens) para cabos Ethernet.
Cabo Par-trançado (UTP) Nas suas extremidades são fixados conectores tipo RJ-45 que devem ser conectados às placas de rede e a equipamentos como hubs e switches.
O Conexão UTP é a mais nova plataforma de conteúdo da Universidade Tuiuti do Paraná. Aqui, você vai poder se conectar ao seu futuro profissional, através de conteúdos informativos sobre cursos, vestibular, carreira, profissão, mercado de trabalho e novos facilitadores para ingresso ao ensino superior.
Como o próprio nome sugere, a internet fibra ótica funciona principalmente através do uso de cabos, que converte a transmissão de dados em correntes de luz. ... Por outro lado, a internet wireless converte essa transmissão de dados em ondas eletromagnéticas.
A internet via fibra óptica processa informações na velocidade da luz e conta com uma tecnologia que converte energia luminosa em energia elétrica ou sonora. ... Os cabos de cobre acabam perdendo a potência do sinal transmitido conforme a distância, além de sofrerem mais deterioração do que as fibras óticas.
Internet via rádio pode ser solução para lugares afastados, enquanto fibra óptica oferece mais velocidade. Entenda as particularidades de cada tipo de conexão. A Internet via rádio ainda está presente em muitas cidades e, na maioria das vezes, é a única alternativa para conexão banda larga em determinadas regiões.