Outras funções são a produção de células sanguíneas na medula óssea e armazenamento de sais minerais, como o cálcio. O osso é uma estrutura viva, muito resistente e dinâmica pois tem a capacidade de se regenerar quando sofre uma fratura.
Sim, são estruturas vivas, tanto os músculos como os ossos, pois são formados por células e possuem características como o metabolismo e a reprodução.
- Os músculos tem a função de movimentação do corpo, estabilização corporal, regulação do volume dos órgãos, movimentação de substâncias no corpo e produção de calor além de estar totalmente atuante no sistema circulatório e nervoso.
São os responsáveis pelos movimentos voluntários; estes músculos se inserem sobre os ossos e sobre as cartilagens e contribuem, com a pele e o esqueleto, para formar o invólucro exterior do corpo. A maioria dos músculos está presa ao esqueleto, junto a articulações, abrindo-as e fechando-as.
Nossos braços e pernas concentram 75% dos músculos do corpo e, para darem sustentação aos ossos, precisam ser exercitados ao longo de toda a vida. Além disso, os músculos têm “memória”, ou seja, apresentam uma capacidade de “lembrar” como a pessoa já os trabalhou no passado e, assim, responder melhor às atividades.
Além do esqueleto, cartilagens, tendões e ligamentos fazem parte desse sistema. O esqueleto, com seus 206 ossos, atua sustentando alguns tecidos, protegendo órgãos, auxiliando no movimento, produzindo células do tecido sanguíneo e armazenando minerais.