Os parâmetros mais comumente avaliados, e seus valores de referência, na gasometria arterial são:
Para analisar uma gasometria arterial, precisamos olhar os parâmetros abaixo:
A gasometria arterial mede o pH e os níveis de oxigênio e gás carbônico no sangue de uma artéria. Esse exame é utilizado para verificar se os seus pulmões são capazes de mover o oxigênio dos alvéolos para o sangue e remover o dióxido de carbono do sangue.
Os valores normais do exame gasometria arterial são:
Mesmo problemas temporários, como choque, ansiedade, vômitos prolongados ou diarreia intensa podem provocar acidose ou alcalose. A gasometria mede o pH e as quantidades de oxigênio e dióxido de carbono no sangue. Os resultados são apresentados como: pH - Uma medida do equilíbrio entre ácidos e bases no sangue.
Acidose metabólica Para avaliarmos essa resposta compensatória, calculamos o valor da pCO2 através da fórmula de Winter: pCO2 esperada = 1,5 x [HCO3] + 8 ± 2. Se a pCO2 estiver dentro da faixa esperada significa que está ocorrendo compensação, dessa forma, temos uma acidose metabólica COMPENSADA.
A hipoxemia pode ser de difícil reconhecimento clínico mas pode ser diagnosticada medindo-se a pressão parcial de oxi- gênio no sangue arterial (PaO2) e/ou a saturação de oxigênio no sangue arterial (SaO2), calculando-se o CaO2.
O cálculo do IV foi definido pela pressão parcial de CO2 x pico de pressão inspiratório x frequência respiratória mecânica dividido por mil e o cálculo do IO pela pressão média de vias aéreas x fração inspirada de O2 multiplicado por cem e dividido pelapressão parcial de O2.
A medida da saturação realiza-se com o oxímetro de pulso e baseia-se no princípio de absorção de uma luz característica pela oxi-hemoglobina. O valor da saturação de oxigênio em sangue para os humanos sãos está na faixa de 95-99%.
Os índices de oxigenação (IO) e de ventilação (IV) são atualmente utilizados em pacientes pediátricos para avaliar o tempo de VMI e/ou a gravidade do distúrbio ventilatório(3-8), assim como para avaliar uma determinada intervenção terapêutica(9-13).
O nível ideal para manter as células do corpo saudáveis, mais de 89% do sangue deve ser transportado com oxigênio. Entretanto, a saturação de oxigênio de 95% é o considerado normal para a maioria das pessoas saudáveis.
A oximetria dentro dos valores normais indica boa troca gasosa pulmonar desde que a fiO2 esteja entre 20 a 40%. Valores de saturação normais não excluem ventilação mecânica. Independente da idade, ou suplementação de O2, valores abaixo de 90% indicam sério comprometimento na troca e oxigenação a nível pulmonar.
Oximetria é um exame que permite medir a saturação de oxigênio do sangue, ou seja, a porcentagem de oxigênio que está sendo transportada na circulação sanguínea.