Os folículos ovarianos consistem em bolsas de líquido onde os óvulos femininos se desenvolvem. Eles se formam ainda na vida intrauterina e são essenciais para que a mulher engravide.
Nesse sentido, para entender a síndrome é preciso esclarecer que a primeira fase do tratamento de Fertilização in Vitro é a estimulação ovariana com medicações hormonais. Essa etapa tem o objetivo de incentivar o crescimento dos folículos para o amadurecimento de mais óvulos em um mesmo ciclo.
Sabe-se que o folículo já se rompeu pois o tamanho do cisto folicular reduz drasticamente, podemos dizer que ele murcha. Não será necessário induzir a ovulação, basta acompanhar o crescimento do folículo e ai quando esse estiver no tamanho ideal, aplicar a medicação para ajudar no rompimento.
Quando o folículo que desenvolveu está quase maduro, ocorre um pico de LH, estimulando o seu rompimento, processo conhecido como ovulação: o óvulo liberado é capturado pelas tubas uterinas onde encontra o espermatozoide.
No início do ciclo menstrual, o FSH estimula o crescimento de vários folículos, porém, apenas um se desenvolve. Também estimula a secreção de estrogênio, responsável pela preparação do endométrio, camada interna do útero em que o embrião se implanta, tornando-o, para isso, mais espesso.
Um dos sintomas que a ajudará a saber se você está ovulando é uma dor localizada no local do ovário que está funcionando. Uma espécie de cólica concentrada. AUMENTO DA TEMPERATURA CORPORAL: Durante os dias da ovulação, a temperatura do seu corpo aumentará entre 0,5 e 1 grau acima do normal.
Porém, como estas estruturas (os óvulos) não são visíveis ao ultrassom, não é possível ter certeza de quais folículos realmente contém óvulos em seu interior. Assim, quando é feita a coleta de óvulos, espera-se que estes estejam disponíveis no fluido folicular para a aspiração.
E mais: um estoque (ou reserva) ovariano baixo NÃO QUER DIZER que você não pode engravidar e muito menos explica por qual razão não engravidou ainda. Ou seja, ele NÃO É UM DIAGNÓSTICO. É no máximo um alerta de que vale acelerar um pouco o processo e considerar um tratamento mais invasivo para ganhar do relógio.
O processo de crescimento e rompimento do folículo ovariano é dependente da ação de hormônios como o Hormônio Folículo Estimulante (FSH) e o Hormônio Luteinizante (LH) que irão agir de forma sincrônica para permitir a ovulação.
2023 © Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site foi elaborado pela equipe da Clínica Art Fértil e as informações aqui contidas tem caráter meramente informativo e educacional. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte seu médico, somente ele está habilitado a praticar o ato médico, conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina. Todas imagens contidas no site são meramente ilustrativas e foram compradas em banco de imagens, não envolvendo imagens de pacientes.Diretora técnica: Dra. Altina Castelo Branco • CRM-PE 13148 • RQE 5456 • RQE 11465 Art Fértil – Clínica de Reprodução Humana • CNPJ n° 20.465.531/0001-67
Esses hormônios vão atuar nos ovários, provocando o desenvolvimento de vários folículos. As falhas no procedimento podem ocorrer por três motivos principais: dose administrada insuficiente, medicação inadequada para o paciente ou a falta de resposta dos ovários.
Na estimulação ovariana são utilizadas medicamentos hormonais sintéticos semelhantes aos naturais para que a mulher libere um número maior de óvulos. Dessa maneira, há mais possibilidades de concretizar a concepção.
A fecundação acontece na trompa uterina. O embrião vai então percorrer o trajeto da trompa para a cavidade do útero, seguindo em divisão celular. Esse trajeto dura 5 dias, quando o embrião na fase de blastocisto chega ao útero.
Durante esse processo, temos a presença do FSH (hormônio folículo estimulante) que em funcionamento com o estradiol ajuda a produzir os folículos antrais. Confira abaixo os detalhes destes agentes tão importantes para que aconteça a gravidez:
Ovulação é o nome dado ao momento em que esse folículo se rompe para a saída do óvulo maduro. E é exatamente nesse momento que a mulher pode sentir aquela dor fina e aguda, que às vezes pode ser tão forte que não dá nem para colocar o pé no chão.
Sendo assim, a quantidade de folículos por ciclo considerada normal e com boas chances de gestação é de 6 ou mais folículos em cada ovário. Abaixo disso, entende-se a reserva ovariana como baixa e a mulher pode ter mais dificuldade para engravidar.
Para estimular a ovulação naturalmente, pode-se aumentar o consumo de inhame. O inhame pode ser consumido cozido na carne ensopada ou em sopas. Mas, para potencializar o seu efeito, aconselha-se tomar também o chá da casca de inhame.
A partir de agora, vamos esclarecer todas as dúvidas sobre os folículos ovarianos: sua função, a importância para a gravidez e a relação com a fertilidade feminina.
Em muitos casos, o período fértil é considerado entre os 3 dias antes e 3 dias após a ovulação e, por isso, se a mulher tiver relação nesses dias tem maiores chances de engravidar.
Qual a quantidade ideal de folículos para engravidar? Como já vimos, com o exame de ultrassonografia transvaginal consegue-se saber a quantidade de folículos naquele ciclo menstrual. Dessa forma, o ideal é que a mulher tenha pelo menos 6 ou mais folículos em cada ovário para ter boas chances de engravidar.
Esse processo acontece naturalmente nas mulheres férteis, que não utilizam métodos contraceptivos hormonais.
Quando não ocorre a fecundação do óvulo, a mulher menstrua. Esse é, de forma resumida, o processo de ovulação feminina. A anovulação é a ausência da ovulação.
É possível menstruar sem ter ovulado? Não, a menstruação é o resultado de uma ovulação não fecundada. Se a mulher não ovulou, significa que não houve as alterações hormonais que estimulam a proliferação do endométrio. Portanto, se a mulher não ovula, ela não menstrua.
Como saber se eu estou ovulando?
Ovulação é o nome do processo que ocorre normalmente uma vez em cada ciclo menstrual, quando as alterações hormonais estimulam um ovário a liberar um óvulo. Você pode engravidar apenas se um espermatozoide fertilizar um óvulo. A ovulação geralmente ocorre de 12 a 16 dias antes do início da próxima menstruação.
Como saber se posso engravidar: sinais de infertilidade
Corrimento transparente na gravidez. O aumento do corrimento transparente é muito comum durante a gravidez e esta é uma situação normal, e ocorre porque há um maior fluxo sanguíneo na região e os hormônios na corrente sanguínea favorecem o seu aparecimento.