A primeira meta é reduzir a quantidade de lixo produzida, priorizando produtos que possam ser reutilizáveis. Em seguida utilizar ao máximo o produto, retardando seu descarte o máximo possível, inclusive por meio do conserto. Trata-se de uma forma diferente de se lidar com a cultura de consumo.
O lixão desprovido de estrutura ideal para tratamento do lixo tem como consequências: a poluição do solo, das águas superficiais e subterrâneas, além da poluição atmosférica. Outro agravante é a proliferação de doenças como diarreia, amebíase, parasitose, entre outras.
São muitos os riscos causados pelo acúmulo de lixo - mesmo esses pequenininhos -, como enchentes e emissão de gases tóxicos. ... "O lixo também pode gerar chorume e contaminar a água e o solo. Ainda pode servir de abrigo e alimento para animais e insetos que são vetores de doenças.
Principais problemas ambientais causados pelo lixo:
Sem coleta de lixo O brasileiro produz 1 quilo de lixo/dia, em média; ... O resultado final seriam 28 quilos de resíduo acumulado em uma semana. Ou seja, é como se você tivesse duas máquinas de lavar roupas com capacidade de 12 kg no meio da sua sala repletas de lixo (e mais um cesto de 4 quilos de resíduo).
Como os lixões são locais de descarte ilegal, não existe nenhum controle quanto ao local de disposição ou aos tipos de resíduos depositados. ... Os catadores que trabalham em lixões ficam expostos a diversos riscos. Os lixões, portanto, causam problemas ambientais, de saúde pública e sociais.
Conheça algumas dicas para descartar corretamente o lixo: O lixo doméstico deve ser embalado em sacos plásticos. ... O lixo deve ser descartado no mesmo dia da coleta. Vidros quebrados e latas utilizadas na conservação de alimentos devem ser colocados em caixas de leite e embrulhados em papel ou papelão reciclável.
cisticercose, cólera, disenteria, febre tifoide, filariose, giardíase, leishmaniose, leptospirose, peste bubônica, salmonelose, toxoplasmose, tracoma, triquinose e mais outras nove. Outros problemas sanitários ligados ao destino inadequado do lixo são: Poluição dos mananciais (chorume);
Você precisa procurar um lugar para deixar seu lixo eletrônico. Não é papel da prefeitura recolhê-lo na sua casa, com o lixo comum e o reciclável. Segundo uma lei de 2010, chamada de Política Nacional de Resíduos Sólidos, cabe às empresas a responsabilidade de coletar e reciclar o lixo eletrônico.