Além da Depressão, a TCC tem se mostrado muito eficaz no tratamento de outros transtornos mentais como Ansiedade, TOC, Fobias Específicas, Transtorno do Pânico e Estresse Pós-Traumático. Justamente com o tratamento farmacológico, a TCC vem sendo cada vez mais usada para a redução de sintomas e remissão de crises.
As emoções podem ser geradas por evento externo, que atua como gatilho, ou por estímulos internos, motivados pelos nossos próprios pensamentos. O cérebro adora padrões, portanto, é preciso ficar atento se seus padrões geram emoções positivas ou não. ...
Esses sentimentos e sensações pertencem à classe de palavras dos SUBSTANTIVOS. Alegria, tristeza, felicidade, amor, raiva são substantivos abstratos porque dependem de outro ser para existirem. Sentimentos e sensações só existem enquanto algum ser os sente. ... Logo, são abstratos.
Sentimento: os tipos de sentimentos podem ser divididos em negativo (tristeza, medo, hostilidade, frustração, raiva, desespero, culpa, ciúmes), positivo (felicidade, humor, alegria, amor, gratidão, esperança) e neutra (compaixão, surpresa).
No nosso cérebro, é o sistema límbico o responsável por receber as informações externas e transformá-las em emoções. Desta forma, um complexo sistema nervoso e humoral é ativado e, através de reações físicas e químicas, controla o funcionamento de vários órgãos, incluindo o coração.
Reações fisiológicas como tremores, sudorese, falta de ar, taquicardia, boca seca, dor de barriga, tensão muscular, além de liberação de endorfina e aumento do cortisol, podem ser associadas a emoções. “Os problemas de saúde física podem colocar os indivíduos em uma situação emocionalmente difícil.
Segundo a medicina chinesa, cada emoção está relacionada a um órgão e uma função do corpo humano. As causas mais comuns de doenças são as atitudes e as emoções negativas como a culpa, o ressentimento, a necessidade de atenção e o medo.
Dependendo do nosso estado emocional e psíquico, o organismo pode gerar reações físicas como dores ou doenças, em um processo que é conhecido como somatização — quando isso ocorre com frequência, passa a ser chamado de transtorno de somatização, quando os sintomas passam a acontecer com frequência.
A tristeza profunda aumenta os radicais livres no organismo, que podem causar câncer e doenças cardiovasculares. Cerca de 350 milhões de pessoas no mundo sofrem de depressão, segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS). Mais do que uma simples tristeza, ela é uma doença séria que precisa de tratamento.
Hoje, estuda-se como as emoções podem influenciar tanto na definição de comportamentos de riscos (nossos hábitos de vida) como também diretamente (por mecanismos neuroendócrinos), em doenças como o câncer e o diabetes, além de problemas gastrointestinais, respiratórios e cardiovasculares.
O impacto das emoções negativas no nosso corpo pode refletir-se em quadros de doença como estresse e ansiedade, cansaço extremo, alterações do sono ou em situações mais graves, depressão, colesterol elevado, alterações glandulares, ataques cardíacos, úlceras de estômago e AVC.