O principal assunto do livro refere-se a um fato real: o suicídio do antropólogo americano Buell Quain, entre os índios Krahôs, em 1939, no Brasil. Esse caso, ainda tendo sido um tabu para a antropologia brasileira, foi logo esquecido, mesmo porque não foi difundido para o público.
Manoel Perna
Buell Quain matou-se sem que alguém tenha conseguido explicar por que foi seu juiz e algoz. ... Ou Buell Quain saiu esvaziado da experiência com os índios da tribo craó ou foi uma crise existencial anterior que o levou a misturar-se aos silvícolas.
19
Personagens da obra Apesar de trazer personagens fictícios e outros baseados na vida real, há três principais personagens em Nove noites: Buell Quain (protagonista), o antropólogo suicida, Manoel Perna, o engenheiro local, e o jornalista, que não tem a identidade revelada.
Nove noites possui dois narradores que se alternam durante toda a narrativa; são dois discursos paralelos, que nunca se encontram, embora estejam envolvidos no enredo, funcionando de forma suplementar um ao outro, podendo ser lidos separadamente sem que a narrativa se torne ininteligível ao leitor.
Características