A eficiência se refere a produzir corretamente, utilizando os recursos disponíveis da melhor forma possível e sem gastar muito. Dessa forma, é possível diminuir os custos, o tempo, as perdas e os desperdícios.
Peter Drucker, o pai da Administração moderna, define os termos da seguinte forma: "A eficiência consiste em fazer certo as coisas: geralmente está ligada ao nível operacional, como realizar as operações com menos recursos – menos tempo, menor orçamento, menos pessoas, menos matéria-prima, etc…"
O que é Eficiência: Eficiência é a qualidade daquilo ou de quem é competente, que realiza de maneira correta as suas funções. A eficiência é uma característica positiva, principalmente como parte do perfil de profissionais que desejam obter sucesso em suas áreas de atuação.
Eficiência diz respeito a um trabalho bem feito, enquanto eficácia significa fazer o que precisa ser feito. Embora a maioria das pessoas pense que eficiência e eficácia sejam a mesma coisa, esses dois conceitos não têm o mesmo significado.
37) relata que “administrar com eficácia significa atingir os objetivos planejados. Já agir com eficiência implica utilizar corretamente os recursos disponíveis”. A eficácia resulta da relação entre metas alcançadas versus metas pretendida e a eficiência significa fazer mais com menos recursos.
A eficácia de uma organização costuma ser tomada como o grau em que ela realiza os seus objectivos. A organização eficaz é a que faz as coisas certas (doing the right things).
Seus objetivos de produção não serão cumpridos e a empresa não será eficaz. A eficácia significa fazer as coisas certas, ou seja, cumprir com as metas do planejamento estratégico. Como aqui nosso foco são os controllers, uma equipe de controladoria eficaz é aquela capaz de ser tecnicamente proficiente e estratégica.
A eficiência é usada nas máquinas que fazem o processo contrário da máquina térmica. O Rendimento é usado nas máquinas térmicas, ele é encontrado em motores de moto por exemplo. Já a eficiência pode ser encontrada no motor de um eletro doméstico.
A fórmula correta é: Rendimento Real = { [ ( 1 + Rendimento Líquido) / (1 + Inflação) ] - 1} x 100.
Os motores que usam o ciclo Diesel apresentam os maiores rendimentos das máquinas térmicas – cerca de 30% – enquanto os motores a gasolina, que geralmente utilizam o ciclo Otto, têm rendimento de até 20%.
Verificado por especialistas. O rendimento de uma maquina térmica é 1 menos a razão entre color que passa para a fonte fria e o calor retirado da fonte quente.
São exemplos de máquinas térmicas: Motores de combustão interna, como aqueles movidos a álcool, gasolina e diesel; Máquinas a vapor; Usinas termoelétricas.
Resposta: Explicação: Se a temperatura da fonte quente diminuir em relação a fonte fria, o rendimento da máquina térmica diminui. Porque o calor recebido pela fonte é diretamente proporcional a sua temperatura absoluta.
O valor mínimo para o rendimento é 0 se a máquina não realizar nenhum trabalho, e o máximo 1, se fosse possível que a máquina transformasse todo o calor recebido em trabalho, mas como visto, isto não é possível. Para sabermos este rendimento em percentual, multiplica-se o resultado obtido por 100%.
Para aumentar o rendimento de uma máquina térmica ideal, a razão TF/TQ deve ser a menor possível. Isso é possível aumentando-se a diferença entre a temperatura da fonte quente e a da fonte fria. Para operar com rendimento de 100%, ou seja, η = 1, TF deve tender a zero.
de 2500 kcal/dia é bastante típico para grande parte dos adultos em atividades também “usuais”(Só Física, 2007). O corpo humano tem uma eficiência relativamente alta quando faz trabalho mecânico, mas está longe de ser totalmente eficiente.
A energia térmica depende do calor e da temperatura de um corpo, e a energia elétrica depende do potencial elétrico e das cargas.
6- Uma das reações que usa energia é a contração muscular. Duas das proteínas do músculo fazem as contrações: a actina e a miosina. A miosina liga-se ao ATP vindo da mitocôndria, e curva-se sobre a actina. O ATP então se quebra, liberando um fosfato e um ADP, que ficam livres para ser recarregados novamente.
Se uma corrente elétrica forte suficiente for conduzida através de uma criatura viva, sobrecarregará o sistema nervoso, impedindo que os sinais reflexivos possam atuar nos músculos. Os músculos atingidos por uma corrente externa (choque) serão involuntariamente contraídos, e não há como a vítima reagir.
Isso acontece devido à eletricidade estática, a mesma que faz seu cabelo ficar meio arrepiado de vez em quando. A gente não percebe, mas o corpo humano é um bom condutor de eletricidade, ou seja, permite que cargas elétricas (os elétrons) se movimentem livremente, possibilitando a passagem de corrente elétrica.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Quando uma corrente elétrica passa pelo corpo humano, pode-se sentir os seguintes efeitos: pequeno formigamento, dores, espasmos musculares, contrações musculares, alteração nos batimentos cardíacos, parada respiratória, queimaduras e morte.